Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6928
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Afetividade na educação infantil: um estudo no contexto amazônico
metadata.dc.creator: Silva, Juliane Rebeca Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque, Dayse da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Ricardo Freire de
metadata.dc.description.resumo: Compreender a importância dos vínculos afetivos que permeiam as relações professor- aluno é essencial para que as práticas educativas contribuam com o desenvolvimento integral da criança. Este estudo teve como objetivo compreender a influência do vínculo afetivo na educação infantil, com foco no contexto amazônico a partir de reflexões sobre a importância do afeto para a aprendizagem na educação infantil e da identificação do papel das escolas de educação infantil no desenvolvimento afetivo. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta os resultados de uma revisão de literatura que foi realizada em bases de dados sobre as produções acadêmicas voltadas para as práticas de afeto nas escolas de educação infantil do Amazonas, de forma a buscar aprofundar se essas práticas se fazem presentes no contexto amazônico e como podem ser potencializadas. Os resultados encontrados foram de suma importância para um aprofundamento de como se dá esse processo de troca afetiva no ambiente escolar de escolas do estado do Amazonas, em diferentes contextos, como nas escolas indígenas, por exemplo. O estudo contribuiu na discussão de que é preciso desenvolver uma pedagogia afetiva, cooperando para o desenvolvimento da criança em suas múltiplas dimensões.
Abstract: Understanding the importance of affective bonds that permeate teacher-student relationships is essential for educational practices to contribute to the integral development of the child. This study aimed to understand the influence of the affective bond in early childhood education, focusing on the Amazonian context based on reflections on the importance of affection for learning in early childhood education and identifying the role of early childhood education schools in affective development. The qualitative approach research presents the results of a literature review that was carried out in databases on academic productions focused on affection practices in early childhood education schools in Amazonas, in order to seek to deepen if these practices are present in the Amazonian context and how they can be leveraged. The results found were of paramount importance for a deeper understanding of how this process of affective exchange takes place in the school environment of schools in the state of Amazonas, in different contexts, such as indigenous schools, for example. The study contributed to the discussion that it is necessary to develop an affective pedagogy, cooperating for the development of the child in its multiple dimensions.
Keywords: Afetividade
Educação infantil
Amazonas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6928
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil - Amazonas
Educação afetiva
Educação de crianças
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JulianeSilva.pdf226,6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons