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dc.contributor.advisor1Oliveira, David Braga Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561812825173697pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Elaine Harada Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761pt_BR
dc.contributor.referee2Souto, Eduardo James Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875301617975895pt_BR
dc.creatorHaydar, Gabriel Isaac Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1011343839752065pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T14:43:53Z-
dc.date.available2023-09-29T14:43:53Z-
dc.identifier.citationHAYDAR, Gabriel Isaac Gonçalves. Uso de enredos altamente imersivos em sistemas gamificados para aumentar o engajamento de alunos de Introdução à Programação. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6951-
dc.description.abstractThe CodeBench system is an online judge created with the purpose of automating the correction of programming exercises in the disciplines of the Computing Institute at UFAM. In order to increase student engagement in the use of this system, a gamification platform called CodePlay was created and incorporated in 2018. In on initial version, based on mechanics and elements of multiplayer RPG games, each student saw themselves as a character in a kingdom plagued by an underground monster called Chimera. However, after conducting experiments, it was found that CodePlay was still unable to generate a significant difference in the performance of students in Programming disciplines. In this project, we hypothesized that one of the reasons for this result was the disconnection between programming activities and the storyline adopted in CodePlay. Therefore, this project aimed to increase engagement by integrating programming activities with the narratives of the game. To achieve this, a new storyline was proposed and implemented for CodePlay, with a variety of new elements that allowed it to work, with the objective of providing an immersion that goes beyond the boundaries of the game and extends to the motivated activities.pt_BR
dc.description.resumoO sistema CodeBench é um juiz online criado com o intuito automatizar as correções de exercícios de programação nas disciplinas do Instituto de Computação da UFAM. Para aumentar o engajamento dos alunos no uso desse sistema, foi criada uma plataforma de gamificação chamada CodePlay, incorporada em 2018. Em uma das versões iniciais, baseada em mecânicas e elementos de jogos RPG multiplayer, cada aluno se via como um personagem de um reino assolado por um monstro do mundo subterrâneo chamado Quimera. No entanto, após a condução de experimentos, constatou-se que o CodePlay ainda não era capaz de para gerar uma diferença significativa no desempenho dos alunos de disciplinas de Programação. Neste projeto, partimos da hipótese de que um dos motivos para esse resultado foi a desconexão entre as atividades de programação e o enredo adotado no CodePlay. Desta forma, pretendeu-se aumentar o engajamento através da integração das atividades de programação com as narrativas do jogo. Para isso, foi proposto e implementado um novo enredo para o CodePlay, com diversos novos elementos para que ele pudesse ser contado, com o objetivo é proporcionar uma imersão que ultrapassa os limites do jogo e alcança as atividades a serem motivadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectJogo de rpgpt_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de programaçãopt_BR
dc.subjectJuiz onlinept_BR
dc.subjectJogos aplicados à educaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectRole-playing gamept_BR
dc.subjectImmersionpt_BR
dc.subjectProgramming learningpt_BR
dc.subjectOnline judgept_BR
dc.subjectGames applied to educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.titleUso de enredos altamente imersivos em sistemas gamificados para aumentar o engajamento de alunos de Introdução à Programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-28-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoJogos educativospt_BR
dc.subject.controladoLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subject.controladoJogos - Educaçãopt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6730-7785pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0003-908Xpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia da Computação - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

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