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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, David Braga Fernandes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9561812825173697 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Elaine Harada Teixeira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6553721651836761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souto, Eduardo James Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3875301617975895 | pt_BR |
dc.creator | Haydar, Gabriel Isaac Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1011343839752065 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T14:43:53Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T14:43:53Z | - |
dc.identifier.citation | HAYDAR, Gabriel Isaac Gonçalves. Uso de enredos altamente imersivos em sistemas gamificados para aumentar o engajamento de alunos de Introdução à Programação. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6951 | - |
dc.description.abstract | The CodeBench system is an online judge created with the purpose of automating the correction of programming exercises in the disciplines of the Computing Institute at UFAM. In order to increase student engagement in the use of this system, a gamification platform called CodePlay was created and incorporated in 2018. In on initial version, based on mechanics and elements of multiplayer RPG games, each student saw themselves as a character in a kingdom plagued by an underground monster called Chimera. However, after conducting experiments, it was found that CodePlay was still unable to generate a significant difference in the performance of students in Programming disciplines. In this project, we hypothesized that one of the reasons for this result was the disconnection between programming activities and the storyline adopted in CodePlay. Therefore, this project aimed to increase engagement by integrating programming activities with the narratives of the game. To achieve this, a new storyline was proposed and implemented for CodePlay, with a variety of new elements that allowed it to work, with the objective of providing an immersion that goes beyond the boundaries of the game and extends to the motivated activities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema CodeBench é um juiz online criado com o intuito automatizar as correções de exercícios de programação nas disciplinas do Instituto de Computação da UFAM. Para aumentar o engajamento dos alunos no uso desse sistema, foi criada uma plataforma de gamificação chamada CodePlay, incorporada em 2018. Em uma das versões iniciais, baseada em mecânicas e elementos de jogos RPG multiplayer, cada aluno se via como um personagem de um reino assolado por um monstro do mundo subterrâneo chamado Quimera. No entanto, após a condução de experimentos, constatou-se que o CodePlay ainda não era capaz de para gerar uma diferença significativa no desempenho dos alunos de disciplinas de Programação. Neste projeto, partimos da hipótese de que um dos motivos para esse resultado foi a desconexão entre as atividades de programação e o enredo adotado no CodePlay. Desta forma, pretendeu-se aumentar o engajamento através da integração das atividades de programação com as narrativas do jogo. Para isso, foi proposto e implementado um novo enredo para o CodePlay, com diversos novos elementos para que ele pudesse ser contado, com o objetivo é proporcionar uma imersão que ultrapassa os limites do jogo e alcança as atividades a serem motivadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FT - Faculdade de Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Jogo de rpg | pt_BR |
dc.subject | Imersão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de programação | pt_BR |
dc.subject | Juiz online | pt_BR |
dc.subject | Jogos aplicados à educação | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Engagement | pt_BR |
dc.subject | Narrative | pt_BR |
dc.subject | Role-playing game | pt_BR |
dc.subject | Immersion | pt_BR |
dc.subject | Programming learning | pt_BR |
dc.subject | Online judge | pt_BR |
dc.subject | Games applied to education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Uso de enredos altamente imersivos em sistemas gamificados para aumentar o engajamento de alunos de Introdução à Programação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2023-06-28 | - |
dc.publisher.localpub | Manaus (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.controlado | Linguagem de programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Jogos - Educação | pt_BR |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6730-7785 | pt_BR |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0003-0003-908X | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia da Computação - Bacharelado - Manaus | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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