Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6956
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O impacto do custo de emissão das ofertas públicas no mercado de capitais: análise do mercado brasileiro
metadata.dc.creator: Souza, Ana Clara Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Frederick Fagundes
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Mauro Thury de Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Luiz Roberto Coelho
metadata.dc.description.resumo: O mercado financeiro está evoluindo ao longo dos anos como novo meio para as empresas captarem dinheiro, utilizando o mercado de capitais. Nos países mais desenvolvidos, a utilização dessa forma de capitalização de recurso é bem mais explorada do que no Brasil. O presente trabalho busca apresentar à proporção que o custo de emissão das ofertas públicas no mercado de capitais tem sobre o valor capitalizado e sobre a receita das empresas utilizando dados extraído do órgão regulador do mercado brasileiro e os demonstrativos financeiros publicados pelas empresas nas ofertas de IPO e Follow on. Buscando segregar o resultado baseado no porte da capitalização da empresa a fim de demostrar as vantagens e desvantagens das empresas pelo tamanho. Por fim, o trabalho apresenta a desvantagem das empresas de pequeno porte devido o seu menor tempo de mercado e baixo reconhecimento no mercado.
Abstract: The financial market is evolving over the years as a new means for companies to raise money using the capital market. In more developed countries, the use of this form of resource capitalization is much more explored than in Brazil. The present work seeks to present the proportion that the cost of issuing public offerings in the capital market has on the capitalized value and on the revenue of the companies using data extracted from the regulatory body of the Brazilian market and the financial statements published by the companies in the IPO and Follow on offers. Seeking to segregate the result based on the size of the capitalization of the company in order to demonstrate the advantages and disadvantages of companies by size. Finally, the work presents the disadvantage of small companies due to their shorter time to market and low recognition in the market.
Keywords: Mercado financeiro
IPO
Follow on
Capitalização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6956
metadata.dc.subject.controlado: Mercado de capitais - Brasil
Oferta pública (Finanças)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaSouza.pdf525,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons