Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6973
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | TalkLibras: ferramenta assistiva para comunicação em Libras |
Autor(a): | Viana, Afrânio Esquerdo |
Orientador(a): | Amorim, Rainer Xavier de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Xavier, Christophe Saint-Christie de Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Adriano Honorato de |
Resumo: | No Brasil, a Libras é reconhecida como a língua materna dos deficientes auditivos e, apesar de possuir uma estrutura linguística completa, a baixa aderência ao aprendizado da língua continua sendo um impasse para a comunidade de deficientes auditivos no país. Nesse contexto, a utilização de ferramentas computacionais que auxiliem no processo de comunicação durante a alfabetização de surdos tem se mostrado uma solução promissora. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma aplicação que sirva como recurso pedagógico para auxiliar no processo de comunicação entre falantes da língua portuguesa e Libras no processo de alfabetização. A metodologia consiste, primeiramente, em um mapeamento sistemático, de forma a compor a fundamentação teórica sobre o atual cenário de Aprendizado de Máquina voltado ao reconhecimento de sinais em Libras e definir uma proposta inicial do software. A partir disso, foi realizada a construção do aplicativo, baseado no Modelo Incremental. Por fim, foi realizada uma avaliação da aplicação mobile TalkLibras, com resultados que mostram a aceitação do sistema por professores que atuam com o público interessado. |
Resumo em outro idioma: | In Brazil, Libras is recognized as the mother tongue of the hearing impaired and, despite having a complete linguistic structure, the low adherence to language learning continues to be an impasse for the hearing impaired community in the country. In this context, the use of computational tools that help in the communication process during the literacy of deaf people has shown to be a promising solution. The objective of this work is to develop an application that serves as a pedagogical resource to assist in the communication process between speakers of the Portuguese language and Libras in the literacy process. The methodology consists, firstly, in a systematic mapping, in order to compose the theoretical foundation on the current scenario of Machine Learning focused on the recognition of signs in Libras and define an initial proposal for the software. From this, the construction of the application was carried out, based on the Incremental Model. Finally, an evaluation of the TalkLibras mobile application was carried out, with the acceptance results by the teachers who work with the interested public. |
Palavras-chave: | Libras Machine learning Ferramenta assistiva Datilologia Conversão |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6973 |
Vocabulário controlado: | Lingua brasileira de sinais Tecnologia educacional Educação especial - Ensino auxiliado por computador Software de aplicação - Desenvolvimento |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_AfrânioViana.pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.