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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
Autor(a): Mendonça, Paulo Victor de Sena
Orientador(a): Pimentel, Camila Regina Ferracioli
metadata.dc.contributor.referee1: Nishikido, Linda Midori Tsuji
metadata.dc.contributor.referee2: Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki
Resumo: Este estudo sobre a análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa leva em consideração a importância do uso do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, que, muitas vezes, por ser considerado um “recurso por excelência”, fonte exclusiva de saber, professores e alunos se limitam a não desenvolver os diversos aspectos da língua em estudo. Nesse contexto, buscamos analisar e comparar o livro texto e arquivos de áudio das dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1), no qual analisamos as informações e a construção das lições dos livros didáticos, os métodos de ensino, as habilidades linguísticas e a linguagem dos dois livros, com base teórica nos estudos de Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro e Bergmann (2013), entre outros. Constatou-se que, embora os livros didáticos sejam de nível básico, os objetivos são opostos e, portanto, constatamos que os métodos de ensino são diferentes, cada livro desenvolve as atividades com foco em uma determinada habilidade linguística e a linguagem não expõe os alunos o suficiente às várias formas que a língua se apresenta dentro de uma sociedade, as variações linguísticas. Além desta análise, trouxemos uma reflexão crítica sobre a importância do uso desses livros didáticos dentro da sala de aula.
Resumo em outro idioma: This study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom.
Palavras-chave: Livro didático
Língua japonesa
Métodos de ensino
Habilidades linguísticas
Linguagem
Variações linguísticas
Minna no Nihongo
Irodori
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988
Vocabulário controlado: Língua japonesa - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estrangeirismos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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