Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7015
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a formação de professores
Other Titles: Attention Deficit Hyperactivity Disorder and teacher training
metadata.dc.creator: Rolim, Rebeca Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Francisca Maria Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Felipe Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Adriano Honorato de
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH é um transtorno que surge nos primeiros anos de vida, afetando 5% nessa fase e 2,5% de pessoas adultas.De acordo com o DSM-5(2014) (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição) sua principal característica é a distração pois o indivíduo sente muita dificuldade em manter foco e executar suas atividades; a partir dos três anos de idade suas características se tornam bem mais perceptíveis. Sendo a escola caracterizada não só para recebê-las desde muito cedo, como também de acolhê-la com todas suas diversidades, faz-se, portanto, indispensável que este ambiente esteja qualificado, com professores/as formados/as para desenvolver um trabalho que reconheça essas singularidades e assegure seus direitos, essencialmente o direito à educação escolar. Assim que diante dessas considerações, esta pesquisa objetivou investigar como está se dando a formação inicial dos professores para trabalharem com crianças que possuem Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Metodologicamente optou pelo caminho bibliográfico e documental, amparou-se em leis, decretos, atos que defendem o direito à educação e fundamentalmente a educação de qualidade, bem como e em especial, debruçou-se em analisar preliminarmente sete Currículos dos cursos Pedagogia de Universidades Federais situadas no norte do Brasil. Como resultado obteve-se currículos que abrem espaço para dialogar sobre a temática apresentada e outras não flexíveis aos transtornos recentes.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder-ADHD is a disorder that appears in the first years of life, affecting 5% in this phase and 2.5% of adults. Statistician of Mental Disorders 5th edition) its main characteristic is the distraction because the individual finds it very difficult to stay focused and perform his activities; from the age of three, its characteristics become much more noticeable. As the school is characterized not only to receive them from a very early age, but also to welcome them with all their diversities, it is therefore essential that this environment is qualified, with teachers trained to develop work that recognize these singularities and ensure their rights, essentially the right to school education. So, given these considerations, this research aimed to investigate how the initial training of teachers is taking place to work with children who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Methodologically, he opted for the bibliographic and documental path, based on laws, decrees, acts that defend the right to education and, fundamentally, quality education, as well as and in particular, he focused on a preliminary analysis of seven Curricula of the Pedagogy courses of Federal Universities located in northern Brazil. As a result, curricula were obtained that open space for dialogue on the theme presented and others that are not flexible to recent disorders.
Keywords: Cursos de Pedagogia
Pedagogy Courses
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Formação de professores
Inclusão
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Teacher training
Inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: ROLIM, Rebeca Coelho. Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade e a formação de professores: uma pesquisa em currículos de pedagogia. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7015
metadata.dc.subject.controlado: Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Distúrbios do comportamento em crianças
Professores - Formação
Inclusão escolar
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RebecaRolim.pdf349,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.