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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Contribuições da ergologia sobre a saúde de professores de escolas públicas de Parintins no Baixo Amazonas
Other Titles: Contributions of ergology on the health of teachers in public schools in Parintins in The Lower Amazonas
metadata.dc.creator: Monteiro, Keyce Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Denílson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC origina-se de indagações levantadas pela pesquisadora, nas experiências em atividades acadêmicas, no âmbito das escolas públicas do município de Parintins por meio de observações, conversas e diálogos informais com os professores, onde voltou-se a atenção para questões relacionadas ao adoecimento dos profissionais da educação, mas especificamente às queixas dos professores sobre problemas crônicos adquiridos no exercício da docência como uso constante da voz, alunos indisciplinados e com dificuldades de aprendizagem, os métodos de inclusão de pessoas com deficiência, o processo de adequação a níveis diferentes de séries de ensino, professores com jornadas duplas ou triplas de trabalho, a desvalorização salarial e o não cuidar de suas vidas pessoais (GANGUIHEM, 2002). Levantou-se como questão norteadora: Quais as causas do adoecimento dos professores que atuam na educação básica em Parintins, no Baixo Amazonas? Embasa-se em autores como Codo (2006), Schwartz (2010), Durrive (2021) e Diniz e Veríssimo (2021) que apresentam a ergologia como grande contribuição ao aperfeiçoamento do trabalho, no que diz respeito as práticas educacionais. Fez-se primeiramente um levantamento bibliográfico, em seguida pesquisou-se a campo com uma abordagem qualitativa. Analisou-se o trabalho realizado a partir das falas dos professores observando que possivelmente apresentam problemas de saúde devido às suas condições de trabalho. Concluiu-se que há, dentre os professores pesquisados no exercício de suas funções, diversos problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais e que estão relacionados a vivência escolar, social e pessoal.
Abstract: This Course Completion Work - TCC, originates from questions raised by the researcher in her experiences in academic activities, within the scope of public schools in the municipality of Parintins, through observations, conversations and informal dialogues with teachers, where she returned attention to issues related to the illness of education professionals. As well as complaints about chronic problems acquired in teaching, such as constant use of the voice; students with learning difficulties; methods of inclusion of people with disabilities; they were part of the teachers' anxieties about the health problems that affected them (GANGUIHEM, 2002). It was raised as a guiding question: What are the causes of the illness of teachers who work in basic education in Parintins, in the Lower Amazon? They are based on authors such as Codo (2006), Schwartz (2010), Durrive (2021) and Diniz E Veríssimo (2021) who present ergology as a great contribution to the improvement of work, with regard to educational practices. First, a bibliographic survey was carried out, followed by field research with a qualitative approach. The work carried out was analyzed based on the teachers' speeches, noting that they possibly have health problems due to their working conditions. It was concluded that among the teachers surveyed, in the exercise of their functions, there are several health problems, both physical and mental, related to their experience in the classroom, socially and personally.
Keywords: Ergologia
Ergology
Saúde física e Emocional
Escolas Públicas
Parintins
Physical and Emotional Health
Public schools
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS; PEDAGOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7018
metadata.dc.subject.controlado: Professores - Estresse ocupacional
Trabalho - Aspectos psicológicos
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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