Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7020
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A união vai fazer a força: caminhos possíveis para o fortalecimento da Educação Permanente em uma Unidade Básica de Manaus |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Annelise Rodrigues do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Breno de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Karla Ferreira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Fabiana Mônica |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa-ação emerge dos encontros e afetos produzidos ao vivenciarmos, enquanto estudantes e participantes do programa PET-Saúde, o cotidiano pulsante de uma Unidade Básica de Saúde situada na periferia da cidade de Manaus. O objetivo principal é relatar a experiência de rodas de conversa realizadas com trabalhadoras da Unidade Básica de Saúde Vila da Prata, na perspectiva da Comunicação em Saúde. Dessa forma, o texto transcende as palavras e ecoa as experiências compartilhadas, os diálogos construídos, o território habitado e os olhares atentos lançados sobre os intrincados processos de trabalho que se desenrolam no frenesi constante do dia a dia. Nessa jornada, compartilhamos o pensamento de Deleuze e Guattari, utilizando a Cartografia como caminho metodológico possível. Ao longo da discussão, destacamos a integração entre ensino, serviço e comunidade, nos envolvendo com os conteúdos das oficinas e entrevistas realizadas. Por fim, compreendemos a importância de expandir a discussão sobre a Educação Permanente em Saúde, explorando novas perspectivas e horizontes. |
Abstract: | This action research emerges from the encounters and affective connections experienced by us as students and participants of the PET-Health program, in the vibrant daily life of a Basic Health Unit located in the outskirts of the city of Manaus. The main objective is to report the experience of conversation circles held with the workers of the Vila da Prata Basic Health Unit, from the perspective of Health Communication. In this way, the text goes beyond words and echoes the shared experiences, the constructed dialogues, the inhabited territory, and the attentive gazes cast upon the intricate work processes that unfold in the constant frenzy of everyday life. In this journey, we share the thoughts of Deleuze and Guattari, using Cartography as a possible methodological path. Throughout the discussion, we emphasize the integration between education, service, and community, engaging with the contents of the workshops and interviews conducted. Finally, we understand the importance of expanding the discussion on Permanent Education in Health, exploring new perspectives and horizons. |
Keywords: | Atenção Básica Educação Permanente Comunicação em Saúde Trabalho Trabalhador da Saúde |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: SAUDE COLETIVA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL: PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO PERMANENTE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
Citation: | NASCIMENTO, Annelise Rodrigues. A união vai fazer a força: caminhos possíveis para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde em uma Unidade Básica de Manaus. 2023. 59. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Psicologia - UFAM, Manaus (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7020 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação permanente - Saúde Pessoal da área de saúde pública |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnneliseNascimento.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.