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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A participação da família no ensino remoto emergencial na educação infantil: revisão integrativa
metadata.dc.creator: Silva, Mayra Thaiane Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Ricardo Freire de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo investigou a relevância da participação familiar na primeira etapa da Educação Básica durante o ensino remoto emergencial, no contexto da pandemia da Covid-19. A análise utilizou o método de revisão integrativa, realizada por meio de buscas no Google Acadêmico, resultando em artigos publicados em Língua Portuguesa entre 2020 e 2022. Os descritores utilizados foram Ensino Remoto Emergencial, Educação Infantil e Relação Família- Escola. A análise revelou que, durante esse período, houve a necessidade de fortalecer a parceria entre a família e a escola para assegurar o desenvolvimento pleno da criança. A escola assumiu o papel de fornecer atividades, orientar as famílias sobre sua realização e compreender o contexto socioeconômico no qual as crianças e suas famílias estavam inseridas, visando promover acolhimento. Por sua vez, a família precisou manter uma conexão com a escola, contribuindo ativamente nesse processo e desempenhando seu papel mediador, ressaltando a importância do convívio social para o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil.
Abstract: In this study, the relevance of family participation in the first stage of Basic Education during emergency remote teaching, in the context of the Covid-19 pandemic, was investigated. The analysis used the integrative review method, carried out through Google Scholar searches, resulting in articles published in Portuguese between 2020 and 2022. The descriptors used were Emergency Remote Teaching, Early Childhood Education and Family-School Relationship. The analysis revealed that, during this period, there was a need to strengthen the partnership between the family and the school to ensure the full development of the child. The school assumed the role of providing activities, guiding families about their realization and understanding the socioeconomic context in which children and their families were inserted, aiming to promote acceptance. In turn, the family needed to maintain a connection with the school, actively contributing to this process and playing its mediating role, emphasizing the importance of social interaction for the integral development of children in kindergarten.
Keywords: Ensino remoto emergencial
Educação infantil
Relação família-escola
Emergency remote teaching
Early childhood education
Family-school relationship
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: SILVA, Mayra Thaiane Souza da. A participação da família no ensino remoto emergencial: revisão integrativa. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7025
metadata.dc.subject.controlado: Ensino via Web
Ensino à distância
Educação infantil
Educação - Participação dos pais
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