Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7031
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa residência pedagógica: relato de experiência de um residente numa escola estadual de Itacoatiara - AM
Título(s) alternativo(s): Pedagogical residency program: experience report of a resident in a state school in Itacoatiara - AM
Autor(a): Fonseca, Mariano Marques
Orientador(a): Silva, Lúcio Fábio Pereira da
Primeiro Coorientador: Silva, Flávia Fernanda Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Carmo, Dominique Fernandes de Moura do
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fabrício Valentim da
Resumo: Este trabalho trata de uma reflexão sobre as atividades que foram desenvolvidas durante o Programa Institucional de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física da Universidade Federal do Amazonas, Campus Itacoatiara. O Programa tem como finalidade contribuir para a formação dos discentes, dando-lhes um maior contato com a área de atuação, auxiliando professores(as) e alunos(as) do ensino médio, no preenchimento de lacunas que surgem durante o processo de ensino-aprendizagem. Sendo a primeira vez do Residência no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), o qual se iniciou no final do ano de 2020, a escolha do relato de experiência se justifica por permitir ao licenciando(a), através de um maior contato com cotidiano escolar, descrever as vivências mais relevantes para sua formação, expondo suas dificuldades e amadurecimentos de ideias e pensamentos ao longo das atividades desenvolvidas, visando contribuir tanto com futuros estudos relativos à pesquisa quanto para as práxis dos futuros residentes. Com base nisso, buscou-se, por meio desse trabalho, fazer uma reflexão acerca das atividades que foram desenvolvidas numa escola estadual do município de Itacoatiara - AM, apresentando as contribuições que Programa de Residência Pedagógica (PRP) traz para formação inicial de professores(as), assim como demonstrar as formas de realização dessas atividades. Para isso, no aspecto metodológico deste relato pessoal, utilizou-se de uma abordagem qualitativa apoiada numa revisão de literatura, entre os quais citam-se: Ausubel (1980); Carvalho (2018); D'Ambrosio (1988); Libâneo (1999) e Pimenta (2006). Desse modo, as elaborações dos relatos de experiência que precederam esse Trabalho de Conclusão de Curso, permitiu descrever a realidade educacional da escola participante, principalmente por meio do trabalho realizado no contexto do problema epidemiológico (Covid-19) enfrentado no período do Residência. As atividades abrangeram o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o ensino híbrido e o ensino presencial. Desse modo, acreditamos fortalecer o debate quanto à importância da relação Escola-Universidade pública gratuita, e da garantia do direito a educação de qualidade, além de permitir a busca de novos conhecimentos e métodos que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, aprimorando a práxis dos professores(as) em formação, no que tange o ensino de Matemática e Física.
Resumo em outro idioma: This work deals with a reflection on the activities that were developed during the Institutional Pedagogical Residency Program of the Degree in Sciences: Mathematics and Physics at the Federal University of Amazonas, Campus Itacoatiara. The purpose of the Program is to contribute to the training of students, giving them greater contact with the area of expertise, helping high school teachers and students to fill in gaps that arise during the teaching-learning process. learning. Being the first time of the Residency at the Institute of Exact Sciences and Technology (ICET), which began at the end of 2020, the choice of the experience report is justified by allowing the student, through greater contact with school routine, describing the most relevant experiences for their education, exposing their difficulties and maturing of ideas and thoughts throughout the activities developed, aiming to contribute both to future studies related to research and to the practice of future residents. Based on this, we sought, through this work, to reflect on the activities that were developed in a state school in the municipality of Itacoatiara - AM, presenting the contributions that the Pedagogical Residency Program (PRP) brings to the initial training of teachers( as), as well as demonstrating the ways in which these activities are carried out. For this, in the methodological aspect of this personal report, we used a qualitative approach supported by a literature review, among which are cited: Ausubel (1980); Carvalho (2018); D'Ambrosio (1988); Libâneo (1999) and Pimenta (2006). In this way, the elaborations of the experience reports that preceded this Course Completion Work, allowed to describe the educational reality of the participating school, mainly through the work carried out in the context of the epidemiological problem (Covid-19) faced in the period of the Residency. The activities covered Emergency Remote Teaching (ERE), hybrid teaching and face-to-face teaching. In this way, we believe to strengthen the debate regarding the importance of the free public School-University relationship, and the guarantee of the right to quality education, in addition to allowing the search for new knowledge and methods that contribute to the teaching-learning process, improving the praxis of teachers in training, regarding the teaching of Mathematics and Physics.
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Relato de Experiência
Formação inicial de professores(as)
Ensino de Matemática e Física
Pedagogical Residence
Experience Report
Initial teacher training
Teaching Mathematics and Physics
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS - MATEMÁTICA E FÍSICA.
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Citação: FONSECA, Mariano Marques. Programa residência pedagógica: relato de experiência de um residente numa escola estadual de Itacoatiara - AM. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7031
Vocabulário controlado: Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MarianoFonseca.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons