Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7032
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Colégio Amazonense Dom Pedro II: conhecendo o passado - da fundação as reformas (1869-1961) |
metadata.dc.creator: | Magalhães, Giovanna Furtado |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Eulina Maria Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Fábio Souza Corrêa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Goulart, Marcos Vinicius da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | No presente trabalho de conclusão de curso são analisados os efeitos das diferentes reformas educacionais na trajetória educacional de uma instituição histórica na cidade de Manaus. Buscamos investigar o processo de implementação das reformas educacionais imposta em diferentes momentos educacionais históricos no Brasil e na cidade de Manaus-AM. Desta maneira concluímos um quadro de análise e discussões pautadas na área de política pública educacional amazonense com vistas à construção de uma historização da educação na cidade de Manaus no período de 1869 à 1961. O trabalho visa um levantamento da história do Colégio Amazonense Dom Pedro II, as características que o tornam importante, como ele se baseou nos modelos europeus da época e como ocorreram as mudanças de seu modelo educacional e social. Ao longo do texto buscamos estruturar uma sequência de relatos históricos através de documentações legais de épocas diferentes acerca dos princípios e fins da educação propostas nas reformas que se seguem ao período de efetivação do Colégio. Posteriormente, focalizamos o estudo na investigação de análise dos limites das reformas educacionais que foram implantadas nacional e local no âmbito da educação básica. Utilizamos as categorias de analise de legislação escolar e instituições escolares. |
Abstract: | In this course completion work, the effects of different educational reforms on the educational trajectory of a historic institution in the city of Manaus are analyzed. We seek to investigate the implementation process of educational reforms imposed in different historical educational moments in Brazil and in the city of Manaus-AM. In this way, we conclude a framework of analysis and discussions based on the area of public policy in the Amazon, to build a history of education in the city of Manaus in the period from 1869 to 1961. The work aims at a survey of the history of Colégio Amazonense Dom Pedro II, the characteristics that make it important, how it was based on the European models of the time, and how changes occurred in its educational and social model. Throughout the text, we seek to structure a sequence of historical accounts through legal documentation from different times about the principles and purposes of education proposed in the reforms that follow the period of effectiveness of the College. Subsequently, we focused the study on the investigation of the analysis of the limits of the educational reforms that were implemented nationally and locally in the scope of basic education. We used the analysis categories of school legislation and school institutions. |
Keywords: | Ensino Secundário Colégio D. Pedro II - AM Reformas Educacionais Brasileiras |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | MAGALHÃES, Giovanna Furtado. Colégio Dom Pedro II: conhecendo o passado - da fundação as reformas (1869-1961). 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7032 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ensino secundário - Manaus (AM) Reforma do ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf | 82,17 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.