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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Relação família, escola e aprendizado no período da pandemia: o que dizem as famílias?
metadata.dc.creator: Silva, Rute Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Adriana Francisca de
metadata.dc.contributor.referee1: Franco, Zilda Gláucia Elias
metadata.dc.contributor.referee2: D’aroz, Marlene Schussler
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitula-se “Relação família, escola e aprendizado no período da pandemia: o que dizem as famílias”? A iniciativa para a escolha do tema foi a partir do momento que comecei a fazer estágio nas escolas, durante a pandemia da COVID 19, nos anos de 2020 e 2021, onde as aulas estavam sendo ministradas em casa. Nos guiamos pela seguinte questão: de que forma os familiares conciliaram os estudos da criança com o trabalho durante o isolamento, e as dificuldades que tiveram durante o isolamento. A partir dessa questão, para responder à questão de pesquisa propomos como objetivo geral: analisar a participação dos pais no processo de alfabetização durante a pandemia. Como embasamento nos debruçamos nos estudos de Leal (2005) Parolin (2008) Teberosky e Gallart (2004) e na legislação: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e no Estatuto da Criança e Adolescente (1990). Pautou-se em uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e um estudo de caso. Usamos como ferramenta para construção dos dados o questionário com perguntas semiestruturada com os pais. Os resultados apontam as dificuldades e limitações na participação das famílias nas atividades escolares dos filhos, a importância da mediação do professor e o comprometimento da aprendizagem durante a pandemia.
Abstract: The present work is entitled “relationship family, school and learning process during the pandemic: what do families say”? The initiative for choosing the theme was from the moment I started doing internships in schools, during the COVID 19 pandemic, in the years 2020 and 2021, where classes were being taught at home. We are guided by the following question: how parents managed/or failed to help their children by reconciling their children's studies with work, and the difficulties they had during isolation. Based on this question, we are guided by the following objective: to analyze the participai-o of parents in the literacy process during the pandemic. As a basis we leaned on the studies of Leal (2005) Parolin,2008, Teberosky and Gallart (2004) and on the legislation: Federal Constitution (1988), Law of Guidelines and Bases of National Education (1996) and the Statute of the Child and Adolescent (nineteen ninety). It was based on a qualitative approach, with a descriptive approach and a case study. We used the questionnaire with parents as a tool for data construction. The results point to difficulties and limitations in the participation of parents in activities, the importance of teacher mediation and the impairment of learning during the pandemic.
Keywords: Alfabetização
Pandemia
Família
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7036
metadata.dc.subject.controlado: Alfabetização - Aspectos sociais
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Educação de crianças - Participação dos pais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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