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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: “Peguei um mototáxi”: uma análise dos usos e significados do verbo pegar sob a perspectiva da semântica cognitiva
metadata.dc.creator: Santos, Triciane Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Marcilene Nascimento da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cristiane Alves da
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Aldarleny Sá de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho monográfico é resultado de um projeto de pesquisa que investigou os usos do verbo pegar na escrita dos alunos das escolas públicas em Benjamin Constant no Amazonas, sob a perspectiva da Semântica Cognitiva. Como desdobramentos desse objetivo principal foi proposto identificar nos textos dos alunos as construções do verbo pegar e analisar os contextos semânticos do verbo. Para atingir esses objetivos realizou-se a pesquisa bibliográfica por meio de leitura de livros e artigos de autores e teóricos como Geeraerts (2008) e Lakoff e Johnson (1980), os autores como Koch (1996, 2011, 2015), Marcuschi (2008) e autores cognitivistas, Abreu (2010), Batoréo (2022), Chiavegatto (2009), Duque e Costa (2012), Ferrari (2001; 2016), Silva (1997; 2008). Além disso, realizou-se a pesquisa de campo no Centro de Educação de Tempo Integral Professor Aristélio Sabino de Oliveira e na Escola Estadual Imaculada Conceição nas turmas do 3º ano do Ensino Médio, onde coletaram-se 25 textos do gênero narrativo crônicas. Para a análise dos dados, foi aplicada a pesquisa de natureza qualitativa e o método de abordagem foi o método dedutivo. Segundo os resultados obtidos, é possível afirmar que o verbo pegar apresenta-se como um verbo pleno e que está ligado fortemente à noção de movimento do corpo humano, mesmo que, em alguns contextos sofra a abstratização. Além disso, verificou-se que os esquemas imagéticos mais recorrentes foram os esquemas combinados de ORIGEM/CAMINHO/META e CONTÊINER, o que indica que o sentido prototípico do verbo pegar foi muito produtivo no corpus investigado.
Abstract: El trabajo monográfico es el resultado de unproyecto de investigación que estudiólos usos del verbo cogerenla escritura de estudiantes de escuelas públicas de Benjamin Constant en Amazonas, desde la perspectiva de laSemántica Cognitiva. Como consecuencia de este objetivo principal, se propuso identificar enlos textos de losestudianteslasconstruccionesdel verbo cogery analizarlos contextos semânticos del verbo. Para lograr estos objetivos se realizo una investigación bibliográfica a través de lalectura de libros y artículos de autores y teóricos como Geeraerts (2008) e Lakoff e Johnson (1980), os autores como Koch (1996, 2011, 2015), Marcuschi (2008) y autores cognitivistas, Abreu (2010), Batoréo (2022), Chiavegatto (2009), Duque e Costa (2012), Ferrari (2001; 2016), Silva (1997; 2008). Además, se realizó una investigación de campo enel Centro de Ensenãnza de Tiempo Completo ProfesorAristélio Sabino de Oliveira y enlaEscuela Estadual Imaculada Conceiçaoenel 3º año de laenseñanza media, donde fueronrecolectados 25 textos del género narrativo crónica. Para elanálisis de losdatos se aplicólainvestigacióncualitativa y el método de abordajefueel método deductivo. De acuerdoconlos resultados obtenidos, el verbo cogerse presenta como un verbo completo y que está fuertemente ligado alanoción de movimento delcuerpo humano, aunque, enalgunos contextos, sufraabstracción. Además, se encontró que los esquemas combinados de ORIGEN/CAMINO/OBJETIVO y CONTENEDOR, lo que indica que el significado prototípico del verbo cogerfuemuyproductivoenelcorpus investigado.
Keywords: Semântica cognitiva
Esquemas imagéticos
Verbo pegar
Crônicas
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7043
metadata.dc.subject.controlado: Gramática cognitiva
Semântica
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