Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7062
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O jogo teatral para a formação do professor: uma análise do currículo acadêmico do curso de pedagogia da FACED – UFAM |
metadata.dc.creator: | Araújo, Lorena Viana de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Thaiany Guedes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Márcio de |
metadata.dc.description.resumo: | Por meio de uma abordagem acerca da ação pedagógica, essa pesquisa buscou enquanto objetivo geral analisar e compreender como ocorre a estruturação do trabalho com jogos teatrais no âmbito do currículo da faculdade de educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi executada uma análise sobre as ementas, currículos e propostas pedagógicas, alinhadas a uma contextualização das referências que abordam o assunto, para que no fim se pudesse salientar de que modo ocorre a estruturação do currículo com jogos teatrais no âmbito da ementa da faculdade de educação da Universidade Federal do Amazonas. A estruturação dessa pesquisa ocorre por meio de uma análise bibliográfica de referenciais e documentos norteadores do curso e se consolida em uma observação teórica em contexto como o que ressalta a literatura especializada no assunto abordado. Deste esforço resulta a percepção dos desafios em se trabalhar disciplinas artísticas que dão suporte à uma abordagem sobre os jogos teatrais no contexto da formação do pedagogo. |
Abstract: | Through an approach about the pedagogical action, this research sought as a general objective to analyze and understand how the work with theatrical games is structured within the curriculum of the faculty of education at the Federal University of Amazonas. An analysis was carried out on the syllabi, curricula and pedagogical proposals, aligned with a contextualization of the references that address the subject, so that in the end it could be highlighted how the structuring of the curriculum with theatrical games occurs within the scope of the syllabus of the faculty of education from the Federal University of Amazonas. The structuring of this research takes place through a bibliographical analysis of references and guiding documents of the course and consolidates itself in a theoretical observation in context as the one that emphasizes the specialized literature in the approached subject. This effort results in the perception of the challenges in working with artistic disciplines that support an approach to theatrical games in the context of teacher education. |
Keywords: | Jogos teatrais Pedagogia Currículo FACED-UFAM |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7062 |
metadata.dc.subject.controlado: | Teatro na educação Jogos educativos Currículos - Avaliação Educação - Estudo e ensino (Superior) - Amazonas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LorenaAraújo.pdf | 478,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License