Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7063
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A inclusão de estudantes com deficiência nas escolas municipais públicas da zona oeste de Manaus: um retrato da matrícula nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Dutra, Thiago de Aquino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Miki, Pérsida da Silva Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Joelise Mascarello de |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho Final de Curso, de caráter exploratório e quantitativo, trouxe o levantamento de matrículas dos estudantes da educação especial, da Secretaria Municipal de Educação, que se iniciou no período do ano de 2021 e terminou em 2022, com objetivo de mapear as crianças matriculadas na educação especial, na zona oeste, da cidade de Manaus/Am. Contemplamos neste trabalho a contextualização da educação inclusiva, diante dos documentos internacionais e brasileiros que compõem a proteção dos direitos humanos à pessoa com deficiência, sendo, um desses, o direito à educação, como condição sine qua non na sociedade atual, na igualdade dos direitos sociais e individuais. A pesquisa contemplou a conceituação do termo inclusão e integração, a partir dos pensamentos e pesquisa de Arnaiz Sánchez (2005), com o objetivo de refletir sobre as práticas educacionais, dentro do ambiente escolar, e traz reflexões desafiantes, frente aos dados de matrículas, para futuras pesquisas nas escolas municipais do Ensino Fundamental I, da zona oeste de Manaus. |
Abstract: | This Final Course Work, of an exploratory and quantitative nature, brought the enrollment survey of students with especial education, from the Municipal Secretary of Education, which began in the period of 2021 and ended in 2022, with the objective of mapping the children enrolled with especial education, in the west zone of the city of Manaus/Am. In this work, we contemplate the contextualization of inclusive education, in view of the international and Brazilian documents that make up the protection of human rights for people with disabilities, one of which is the right to education, as a sine qua non condition in today's society, in equal rights social and individual. The research contemplates the conceptualization of the term inclusion and integration, based on the thoughts and research of Arnaiz Sánchez (2005), with the objective of reflecting on educational practices, within the school environment, and brings challenging reflections, in view of enrollment data, for future research in municipal schools of Elementary Education I, in the west zone of Manaus. |
Keywords: | Educação inclusiva Rede pública municipal Desafios de pesquisa Educação especial |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | DUTRA, Thiago de Aquino. A inclusão de estudantes com deficiência nas escolas municipais públicas da zona oeste de Manaus : um retrato da matrícula nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7063 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação inclusiva Educação especial Inclusão escolar Estudantes com deficiência |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ThiagoDutra.pdf | 749,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License