Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7095
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Jogos lúdicos na integração de saberes curriculares : uma investigação/inserção em uma escola do município de Benjamin Constant - Amazonas |
metadata.dc.creator: | Santos, Francisco Balieiro dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bernardes, Victor Lino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Villiam Cruz da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Sebastião Melo |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho aborda jogos lúdicos na integração de saberes curriculares: uma investigação/inserção em uma escola do município de Benjamin Constant - Amazonas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar se os professores aplicam os jogos lúdicos em sala de aula no 5º ano do Ensino Fundamental, compreendendo os sentidos que envolvem a construção de atividades pedagógicas marcadas pela ludicidade. Os objetivos Específicos: caracterizar os aspectos das abordagens lúdicas pelos docentes no Ensino Fundamental; levantar as dificuldades e perspectivas sentidas pelos educadores na construção das atividades pedagógicas através dos jogos lúdicos nas abordagens dos conteúdos interdisciplinar aplicados em sala de aula; descrever a(s) atividade(s) aplicada(s) pelos docentes em sala de aula por meio da utilização dos jogos lúdicos como instrumentos na abordagem dos conteúdos na prática de ensino no 5º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento os autores Kishimoto (2011), Cunha (1989), Fazenda (2013), Santos (1997), (2000) e (2001), dentre outros. A metodologia adotada para a coleta de dados foi a pesquisa de campo por meio de observação não participante, a entrevista individual e aplicação do questionário contendo 12 questões. As informações foram organizadas em quadros apresentado as perguntas e respostas. Foram analisados o Caso 1 e Caso 2, identificados como professora “A” e professora “B”. Portanto, os resultados obtidos foram que os jogos lúdicos contribuem positivamente na aprendizagem dos educandos. |
Abstract: | Este trabajo tata sobre los juegos lúdicos en la integración de saberes curriculares: una investigación/inserción en una escuela de Benjamin Constant – Amazonas. El objetivo general de la investigación fue investigar si los docentes aplican juegos lúdicos en el aula de 5º año de la Enseñanza Fundamental, comprendiendo los significados que envuelven la construcción de actividades pedagógicas marcadas por la ludicidad. Objetivos específicos: caracterizar aspectos de los enfoques lúdicos de los docentes de Educación Básica; elevar las dificultades y perspectivas sentidas por los educadores en la construcción de actividades pedagógicas através de juegos lúdicos en los abordajes de contenidos interdisciplinarios aplicados en el aula; describir la(s) actividad(es) aplicada(s) por los docentes en el aula mediante el uso de juegos lúdicos como instrumentos en el abordaje de los contenidos en la práctica docente en el 5° año de la Enseñanza Fundamental. Para lograr el objetivo propuesto, se adoptó una investigación bibliográfico, con base en los autores Kishimoto (2011), Cunha (1989), Fazenda (2013), Santos (1997), (2000) y (2001), entre otros. La metodología adoptada para la recolección de datos fue la investigación de campo a través de la observación no participante, entrevistas individuales y aplicación de un cuestionario de 12 preguntas. Se organizaron en cuadros presentando las preguntas y respuestas. Se analizaron el Caso 1 y el Caso 2, identificados como docente “A” y docente “B”. Por lo tanto, los resultados obtenidos fueron que los juegos lúdicos contribuyen positivamente al aprendizaje de los estudiantes. |
Keywords: | Ensino Prática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7095 |
metadata.dc.subject.controlado: | Escolas - Exercícios e jogos Jogos educativos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FranciscoBalieiro.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.