Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7098
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Inovação no setor público: um estudo sobre ações de saúde em um município fronteiriço no contexto da pandemia da COVID-19
metadata.dc.creator: Reis, Luan Kevin Guimarães dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Olavo, Antônio Vagner Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Júnior, Alessandro Carlos da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo intitulado ‘Inovação no Setor Público: Um estudo sobre ações de saúde em um município fronteiriço no contexto da pandemia da COVID-19’ teve como objetivo analisar as ações inovadoras promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Benjamin Constant – Amazonas, no contexto da pandemia da COVID-19. Como procedimentos metodológicos, este estudo teve como natureza a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Como técnica para a pesquisa qualitativa foi utilizada a entrevista semiestruturada com servidores do nível estratégico do setor de saúde de Benjamin Constant, sendo o secretário e os coordenadores municipais de saúde. Além disso, foi utilizada a análise de documentos públicos coletados na pesquisa de campo e internet. No total, foram 8 participantes neste estudo. Após a aplicação dos instrumentos de pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo conforme Bardin (2006). Como resultados, este estudo identificou várias inovações, dentre elas as principais foram a Barreira Sanitária, a UBS referência e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19. A Barreira Sanitária foi uma inovação radical, de natureza top-down e se classifica como uma inovação em serviço. A UBS referência foi uma inovação incremental, de natureza top-down e se classifica como uma inovação em serviço. E por fim, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 também foi uma inovação radical, de natureza descentralizada e se classifica como uma inovação em governança. Essas inovações são orientadas pelas necessidades dos cidadãos. Além disso, conclui-se que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 é a ação inovadora principal, pois além de ele ser a fonte para que todas as ações identificadas neste estudo fossem promovidas em Benjamin Constant, ele também promoveu uma nova forma de trabalho e pensamento profissional no município, no que diz respeito a um atendimento mais humano e igualitário.
Abstract: El presente estudio titulado 'Innovación en el Sector Público: Un estudio sobre las acciones de salud en un municipio fronterizo en el contexto de la pandemia del COVID-19' tuvo como objetivo analizar las acciones innovadoras impulsadas por la Secretaría Municipal de Salud del municipio de Benjamín Constant - Amazonas , en el contexto de la pandemia de COVID-19. Como procedimientos metodológicos, este estudio tuvo el carácter de investigación exploratoria y descriptiva, con abordaje cualitativo. Como técnica de investigación cualitativa se utilizó la entrevista semiestructurada con servidores del nivel estratégico del sector salud de Benjamín Constant, incluyendo al secretario y coordinadores municipales de salud. Además, se utilizó el análisis de documentos públicos recolectados en la investigación de campo yInternet. En total, hubo 8 participantes en este estudio. Después de aplicar los instrumentos de investigación, se utilizó el análisis de contenido según Bardin (2006). Como resultado, este estudio identificó varias innovaciones, entre las cuales las principales fueron la Barrera Sanitaria, la UBS de referencia y el Comité Municipal de Combate a la Pandemia del COVID-19. La Barrera Sanitaria fue una innovación radical, de carácterDe arriba hacia abajoy se clasifica a sí mismo como una innovación de servicio. El UBS de referencia fue una innovación incremental, de carácterDe arriba hacia abajoy se clasifica a sí mismo como una innovación de servicio. Finalmente, el Comité Municipal de Lucha contra la Pandemia del COVID-19 también fue una innovación radical, de carácter descentralizado y catalogado como una innovación en la gobernanza. Estas innovaciones están impulsadas por las necesidades de los ciudadanos. Además, se concluye que el Comité Municipal de Lucha contra la Pandemia del COVID-19 es la principal acción innovadora, ya que además de ser la fuente para que todas las acciones identificadas en este estudio sean impulsadas en Benjamín Constant, también impulsó una nueva forma de trabajo y pensamiento profesional en el municipio, de cara a un servicio más humano e igualitario.
Keywords: Ações inovadoras
Governos Locais
Contexto pandêmico
Ambiente Fronteiriço
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Citation: REIS, Luan Kevin Guimarães dos. Inovação no setor público: um estudo sobre ações de saúde em um município fronteiriço no contexto da pandemia da COVID-19. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7098
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Grupo de Estudos da Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Amazonas
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LuanReis.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.