Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Antonio Santana da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0929892328542357pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Aline Ferreira-
dc.contributor.referee2Rocha, Israel de Jesus-
dc.creatorAraújo, Vitória Fernanda Nunes-
dc.date.accessioned2023-10-20T13:56:09Z-
dc.date.available2023-10-20T13:56:09Z-
dc.identifier.citationARAÚJO, Vitória Fernanda Nunes. Identificação das estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil através das plataformas digitais de áudio e vídeo. 2023. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7100-
dc.description.abstractEste trabajo de conclusión de curso pretende identificar las estrategias de comunicación utilizadas para impulsar el auge del género Reggaeton en Brasil a través de las plataformas digitales de audio y vídeo. El Reggaeton, género musical originario de Puerto Rico, ha ganado gran Popularidad entre los brasileños en los últimos 6 años, y las plataformas digitales han jugado un papel clave en este proceso. El género reggaetón tiene problemas de inserción en el mercado brasileño, a partir de esta premisa, la investigación aborda hipótesis de por qué las canciones en español comenzaron a tener más éxito en la industria fonográfica brasileña después del lanzamiento de la canción Despacito en 2017, del cantante Luis Fonsi. La canción dominó las listas brasileñas y del continente, por lo que este trabajo busca a través de ella entender el impacto en el consumo cultural brasileño y si fue crucial para que el género se consolidara en Brasil. La investigación abordará conceptos y teorías relacionados con la comunicación, el marketing musical y la industria fonográfica, para fundamentar el análisis de las estrategias adoptadas. Se reflexionará sobre el impacto de las estrategias de comunicación en el auge del Reggaeton en Brasil, considerando el lanzamiento de la exitosa canción Despacito, el compromiso del público, la construcción de identidades artísticas y las plataformas digitales de audio y video. La investigación pretende contribuir a la comprensión de la dinámica de la promoción musical en la era digital y a la comprensión del proceso de Popularización del Reggaeton en Brasil.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo identificar as estratégias de comunicação utilizadas para impulsionar a ascensão do gênero Reggaeton no Brasil por meio das plataformas digitais de áudio e vídeo. O Reggaeton, gênero musical originário de Porto Rico, conquistou grande popularidade entre os brasileiros nos últimos 6 anos, e as plataformas digitais têm desempenhado um papel fundamental nesse processo. Observou-se que o gênero Reggaeton tem problemas de inserção no mercado brasileiro e a partir dessa premissa, a pesquisa aborda hipóteses de as canções em espanhol começaram a fazer mais sucesso na indústria fonográfica brasileira após o lançamento da música Despacito em 2017, do cantor Luis Fonsi. A música dominou os charts brasileiros e o continente, por isso, este trabalho busca por meio dela entender o impacto no consumo cultural brasileiro e se foi crucial para que o gênero se consolidasse no Brasil. A pesquisa abordou conceitos e teorias relacionados à estratégias de comunicação, marketing, publicidade, relações públicas e indústria fonográfica, a fim de embasar a análise das estratégias adotadas. Foram levantadas reflexões sobre o impacto das estratégias de comunicação na ascensão do Reggaeton no Brasil, considerando o lançamento do hit musical Despacito, o engajamento do público, a construção de identidades artísticas e as plataformas digitais de áudio e vídeo. A pesquisa buscou contribuir para o entendimento das dinâmicas de promoção musical na era digital e para a compreensão do processo de popularização do Reggaeton no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFIC - Faculdade de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReggaetonpt_BR
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDespacitopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleIdentificação das estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil através das plataformas digitais de áudio e vídeo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-06-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEstilo musicalpt_BR
dc.subject.controladoMúsica - Sociedades, etc.pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseComunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VitoriaAraujo10,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.