Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7104
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Gorvenança Corporativa (ESG)
metadata.dc.creator: Gama, João Matheus Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Michele Lins Aracaty e
metadata.dc.description.resumo: A empresa tradicional que foca suas atividades apenas em apresentar lucros robustos está fadada ao fracasso e não tem espaço no atual cenário de sustentabilidade socioeconômico e ambiental. Assim, temos como objetivo, analisar a importância das ações de sustentabilidade e competitividade empresarial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica do tipo descritiva e exploratória com uso de material secundário existente e análise de conteúdo. A adoção de práticas sustentáveis possibilita uma série de oportunidades de negócio e constitui um diferencial competitivo. Ao contrário, a não adesão por ações sustentáveis torna os mercados mais restritos e diminui a preferência de escolha por parte dos consumidores, que cada vez mais adotam práticas de consumo sustentáveis. Ademais, a adesão possibilita redução de custos, melhoria da imagem da empresa, abertura para novos mercados e eleva a satisfação dos seus colaboradores, clientes e demais investidores.
Abstract: The traditional company that focuses its activities only on showing profits Robustos is doomed to failure and has no place in the current sustainability scenario socioeconomic and environmental. Thus, we aim to analyze the importance of sustainability actions and business competitiveness. It is a search qualitative bibliographic nature of the descriptive and exploratory type with the use of material existing secondary and content analysis. The adoption of sustainable practices enables a series of business opportunities and constitutes a competitive differential. To the On the contrary, non-adherence to sustainable actions makes markets more restricted and decreases preference for choice on the part of consumers, who are increasingly adopting sustainable consumption. In addition, adherence enables cost reduction, improvement of company image, openness to new markets and raises the satisfaction of its employees, customers and other investors.
Keywords: Gestão Ambiental
Environmental management
Responsabilidade Social
ESG.
Competitividade
Social responsability
ESG
Competitiveness
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7104
metadata.dc.subject.controlado: Gestão ambiental - Aspectos econômicos
Responsabilidade social da empresa
Empresas - Aspectos sociais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoaoGama.pdf492,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.