Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7108
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A linguagem musical nas práticas alfabetizadoras da Educação do Campo
metadata.dc.creator: Souza, Aline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Albarado, Edilson da Costa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por finalidade analisar a contribuição da linguagem musical nas práticas alfabetizadoras de uma escola do Campo do município de Barreirinha-AM. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública localizada no Distrito Terra Preta do Limão, município de Barreirinha – AM, e a coleta dos dados ocorreu em duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização) por meio da observação participante e roda de conversa com os educadores. Os resultados do estudo revelam que a música é um gênero textual do campo artístico - literário, que tem os mais diversos significados nas manifestações culturais, por isso essa linguagem nos processos de alfabetização/letramentos da escola do campo é imprescindível, porque propicia aos alfabetizandos interesse, concentração, percepção, comunicação, ativação da memória, pois o som, o ritmo, a melodia, a harmonia e as letras das músicas são aspectos importantes para o desenvolvimento cognitivo, motor e linguístico dos educandos, também contribui para valorizar e articular os saberes locais, as experiências socioculturais e a interação social das crianças do Campo.
Abstract: This research with a qualitative approach aims to analyze the contribution of musical language in literacy practices in a rural school in the municipality of Barreirinha-AM. The field research was carried out in a public school located in the Terra Preta do Limão District, in the municipality of Barreirinha - AM, and data collection took place in two classes in the early years of Elementary School (literacy cycle) through participant observation and conversation wheel with educators. The results of the study reveal that music is a textual genre of the artistic-literary field, which has the most diverse meanings in cultural manifestations, that is why this language in the literacy/literacy processes of the rural school is essential, because it gives the literacy students an interest , concentration, perception, communication, memory activation, as the sound, rhythm, melody, harmony and lyrics of songs are important aspects for the cognitive, motor and linguistic development of students, it also contributes to valuing and articulating knowledge locations, socio-cultural experiences and social interaction of children in the countryside.
Keywords: Linguagem musical
Práticas alfabetizadoras
Alfabetização na escola do campo
Educação do Campo
Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: SOUZA, Aline dos Santos. A linguagem musical nas práticas alfabetizadoras da Educação do Campo. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7108
metadata.dc.subject.controlado: Educação rural - Barreirinha (AM)
Música - Instrução e estudo
Música na educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlineSouza690,49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons