Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7111
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
metadata.dc.creator: Leão, Leticia Ramos Flores
metadata.dc.contributor.advisor1: Bissoli, Michelle de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Ana Paula Lima de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois estimula sua autonomia, criatividade e habilidades reflexivas, atuando em seu desenvolvimento físico, social, cultural, emocional, afetivo e cognitivo. O objetivo do estudo é compreender as concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma pré-escola pública da zona sul de Manaus. No que concerne ao procedimento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada composta por 10 perguntas com 4 professoras. De acordo com o que foi manifestado pelas professoras nas entrevistas, o brincar é valorizado como importante aspecto da prática, embora seja compreendido sob a perspectiva de jogo didático, a serviço do ensino de conteúdos, o que desvaloriza o lúdico, mostra uma concepção de currículo afastada do que preconiza a legislação brasileira sobre \educação Infantil e limita, assim, o desenvolvimento da criança.
Abstract: Playing is essential for child development, because it stimulates autonomy, creativity, and reflexive abilities, acting on the child's physical, social, cultural, emotional, affective, and cognitive development. The study's objective is to understand the conceptions about games and play that guide the work of teachers of a public preschool in the south zone of Manaus. Regarding the data collection procedure, a semi-structured interview composed of 10 questions was conducted with 4 teachers. According to what was expressed by the teachers in the interviews, playing is valued as an important aspect of the practice, although it is understood from the perspective of didactic play, in the service of teaching content, which devalues playfulness, shows a conception of curriculum away from what the Brazilian legislation on early childhood education advocates and limits the development of the child.
Keywords: Pré-escola
Brincar
Desenvolvimento humano
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7111
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LetíciaLeão312,1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons