Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7123
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
Other Titles: Games in the literacy cycle: contributions to the reading and writing
metadata.dc.creator: Silva, Solange Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sales, Clotilde Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Maria Marly de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo socializar a relevância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da alfabetização e letramento, uma vez que, apesar de existirem muitos estudos sobre o uso do lúdico como mediação para o ensino e a aprendizagem, ainda é um recurso didático - pedagógico pouco utilizado na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico em diálogo com os teóricos que abordam sobre o assunto, em obras primárias, bem como em artigos científicos. Na análise dos jogos de alfabetização sugeridos por alguns autores (as), constatamos as possibilidades de contato com a leitura e a escrita de forma lúdica, seguida de outras atividades de análise linguística, como a formação de palavras, identificação de sílabas e rimas, construção de frases associadas à leitura e escrita e ênfase na consciência fonêmica - relação som – letra – som – grafia, contemplando o sistema de escrita alfabética como base linguística inicial da alfabetização. Diante dessas constatações, afirmamos que o lúdico e as atividades lúdicas podem potencializar o trabalho com a leitura e a escrita na alfabetização.
Abstract: This study aims to socialize the relevance of games and games for the development of literacy and literacy, since, although there are many studies on the use of play as a mediation for teaching and learning, it is still a didactic - pedagogical resource little used in the classroom. This is bibliographic research in dialogue with theorists who address the subject, in primary works, as well as in scientific articles. In the analysis of literacy games suggested by some authors, we found the possibilities of contact with reading and writing in a playful way, followed by other activities of linguistic analysis, such as word formation, identification of syllables and rhymes, construction of phrases associated with reading and writing and emphasis on phonemic awareness - sound – letter – sound – spelling relationship, contemplating the alphabetic writing system as the initial linguistic basis of literacy. Faced with these findings, we affirm that the ludic and ludic activities can enhance the work with reading and writing in literacy.
Keywords: Linguagem
Ludicidade
Aprendizagem
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7123
metadata.dc.subject.controlado: Alfabetização
Jogos educativos
Linguagem e educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SolangeSilva390,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.