Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7133
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino do futsal nas aulas de educação física nas escolas: uma revisão de literatura
metadata.dc.creator: Aires Neto, Domingos
Tavares, Kennison de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto, Raimundo Inácio da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Luciano Kléber Pinheiro da
metadata.dc.description.resumo: O futsal é um esporte coletivo com regras próprias, surgido no Uruguai e popularizado no Brasil. Nas escolas, o ensino do futsal ainda se concentra principalmente nas técnicas do esporte. Diante disso surgiu o seguinte problema: como o futsal é pedagogicamente tratado nas aulas de educação física? O objetivo central dessa pesquisa é investigar na literatura, como a Educação Física tem tratado pedagogicamente o ensino do futsal. Neste estudo, foi realizada uma revisão de literatura narrativa para investigar como a Educação Física aborda pedagogicamente o futsal. Foram consultados bancos de dados, e optamos por pesquisar em lugares com credibilidade como Google Acadêmico, Scielo, Periódico da Capes e RBFF. A maioria dos estudos encontrados estava no Google Acadêmico e na RBFF, contabilizando 16. Foi observado que a abordagem pedagógica do futsal varia, com alguns estudos enfatizando a criação de um ambiente inclusivo e facilitador do aprendizado, enquanto outros ainda se focam no rendimento esportivo. A combinação de diferentes abordagens é recomendada para um ensino eficaz. Foram identificadas dificuldades, como a falta de materiais adequados e locais apropriados. Superar essas limitações é essencial para promover uma prática adequada do futsal nas escolas.
Abstract: Futsal is a team sport with its own rules, originated in Uruguay and popularized in Brazil. In schools, the teaching of futsal still focuses mainly on the techniques of the sport. This led to the following problem: how is futsal pedagogically treated in physical education classes? The central objective of this research is to investigate in the literature how Physical Education has pedagogically treated the teaching of futsal. In this study, a narrative literature review was carried out to investigate how Physical Education pedagogically approaches futsal. Databases were consulted, and we chose to search in credible places such as Google Scholar, Scielo, Capes Periodical and RBFF. Most of the studies found were on Google Scholar and RBFF, totaling 16. It was observed that the pedagogical approach to futsal varies, with some studies emphasizing the creation of an inclusive and facilitative learning environment, while others still focus on sports performance. The combination of different approaches is recommended for effective teaching. Difficulties were identified, such as the lack of adequate materials and appropriate locations. Overcoming these limitations is essential to promote proper practice of futsal in schools.
Keywords: Futsal
Educação física
Métodos de ensino
Escola
Physical education
Teaching methods
School
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7133
metadata.dc.subject.controlado: Futsal
Educação física - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DomingosAiresNeto_KennisonTavares.pdf449,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.