Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7133
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensino do futsal nas aulas de educação física nas escolas: uma revisão de literatura |
metadata.dc.creator: | Aires Neto, Domingos Tavares, Kennison de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pinto, Raimundo Inácio da Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Luciano Kléber Pinheiro da |
metadata.dc.description.resumo: | O futsal é um esporte coletivo com regras próprias, surgido no Uruguai e popularizado no Brasil. Nas escolas, o ensino do futsal ainda se concentra principalmente nas técnicas do esporte. Diante disso surgiu o seguinte problema: como o futsal é pedagogicamente tratado nas aulas de educação física? O objetivo central dessa pesquisa é investigar na literatura, como a Educação Física tem tratado pedagogicamente o ensino do futsal. Neste estudo, foi realizada uma revisão de literatura narrativa para investigar como a Educação Física aborda pedagogicamente o futsal. Foram consultados bancos de dados, e optamos por pesquisar em lugares com credibilidade como Google Acadêmico, Scielo, Periódico da Capes e RBFF. A maioria dos estudos encontrados estava no Google Acadêmico e na RBFF, contabilizando 16. Foi observado que a abordagem pedagógica do futsal varia, com alguns estudos enfatizando a criação de um ambiente inclusivo e facilitador do aprendizado, enquanto outros ainda se focam no rendimento esportivo. A combinação de diferentes abordagens é recomendada para um ensino eficaz. Foram identificadas dificuldades, como a falta de materiais adequados e locais apropriados. Superar essas limitações é essencial para promover uma prática adequada do futsal nas escolas. |
Abstract: | Futsal is a team sport with its own rules, originated in Uruguay and popularized in Brazil. In schools, the teaching of futsal still focuses mainly on the techniques of the sport. This led to the following problem: how is futsal pedagogically treated in physical education classes? The central objective of this research is to investigate in the literature how Physical Education has pedagogically treated the teaching of futsal. In this study, a narrative literature review was carried out to investigate how Physical Education pedagogically approaches futsal. Databases were consulted, and we chose to search in credible places such as Google Scholar, Scielo, Capes Periodical and RBFF. Most of the studies found were on Google Scholar and RBFF, totaling 16. It was observed that the pedagogical approach to futsal varies, with some studies emphasizing the creation of an inclusive and facilitative learning environment, while others still focus on sports performance. The combination of different approaches is recommended for effective teaching. Difficulties were identified, such as the lack of adequate materials and appropriate locations. Overcoming these limitations is essential to promote proper practice of futsal in schools. |
Keywords: | Futsal Educação física Métodos de ensino Escola Physical education Teaching methods School |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7133 |
metadata.dc.subject.controlado: | Futsal Educação física - Estudo e ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DomingosAiresNeto_KennisonTavares.pdf | 449,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.