Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7143
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Adaptações na rotina do professor de educação física de uma escola pública na cidade de Barreirinha/AM durante a pandemia pelo COVID-19 |
metadata.dc.creator: | Beltrão, Karen dos Anjos Nogueira, Raimundo Sebastião Serrão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Radicchi, Marcelo Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Roseane Olivera do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Raymara Fonseca dos |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as adaptações didáticas do professor de Educação Física no período da pandemia entre os anos de 2020 e 2021. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica qualitativa descritiva com base fenomenológica. A coleta de dados foi realizada por meio de um estudo de caso, envolvendo uma entrevista semiestruturada com um professor de Educação Física da Escola Estadual Padre Seixas, na cidade de Barreirinha. Os resultados desta pesquisa revelaram que o professor de Educação Física da escola pública na cidade de Barreirinha, Amazonas, teve que realizar diversas adaptações em sua rotina docente durante a pandemia do COVID-19. As principais estratégias utilizadas pelos professores envolveram a criação de apostilas contendo conteúdos específicos da disciplina, organizadas de forma individualizada para cada professor, e disponibilizadas na secretaria da escola para reprodução e entrega aos alunos. |
Abstract: | This research aimed to analyze the methodological strategies of Physical Education teachers during the pandemic period between 2020 and 2021. The research employed a qualitative descriptive approach with a phenomenological basis, seeking to understand the methodological adaptations of Physical Education teachers during the COVID-19 pandemic. Data collection was conducted through a case study, involving a semi-structured interview with a Physical Education teacher from Padre Seixas State School in Barreirinha, Amazonas. The results of this research revealed that Physical Education teachers in public schools in Barreirinha, Amazonas, had to make several adaptations in their teaching routines during the COVID-19 pandemic. The main strategies employed by teachers included the creation of individualized booklets containing specific content for each teacher, which were made available in the school's secretariat for reproduction and distribution to students. |
Keywords: | Educação física Escola COVID-19 Barreirinha-AM Physical education School COVID-19 Barreirinha-AM |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7143 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | GESCCOM - Grupo de Estudos em Saúde e Cultura Corporal de Movimento |
metadata.dc.subject.controlado: | COVID-19, Pandemia de, 2020- Educação física - Estudo e ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KarenBeltrão_SebastiãoNogueira.pdf | 962,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.