Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Trindade, Agatha Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8723056531831552pt_BR
dc.contributor.referee1Bentes, Tiago Kimura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830765995590631pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Sheila Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880074860430832pt_BR
dc.creatorBritto, Karol Cristina Monteiro-
dc.date.accessioned2023-11-01T19:44:30Z-
dc.date.available2023-11-01T19:44:30Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7144-
dc.description.abstractThe disposal of electronic waste is one of the most worryingly growing problems today, affecting all countries in the world. Brazil is among the first in the ranking of electronic waste production, however, the country has registered an increase in the amount of electronic waste collected since the national solid waste policy created in 2010 came into force, causing an increase in specific locations. – known as voluntary delivery points (PEV's) – for carrying out the voluntary delivery of these items by the population. However, the number of voluntary delivery points (PEV's) available for delivery in Manaus/AM is not adequate to meet the demand. In addition, the lack of greater dissemination of these places by public and private agencies means that the population does not have the proper knowledge of how and where to dispose of electronic waste correctly. Therefore, the present work aims to make use of digital design, user experience and user interface for the development of an application to facilitate access to electronics delivery points for disposal, sale or donation and collection of items, in addition to informing the population about the dangers of incorrect disposal and encourage city residents with a benefit program. For the development of the project, the Double Diamond tool of the Design Thinking methodology was used, associated with the analysis of similar, CSD matrix, briefing, requirements and parameters, user flow and sitemap, development of low fidelity wireframes and usability tests. In the end, a high-fidelity prototype was developed for the proposed application, demonstrating the flows of the main functionalities, accompanied by the style guide with the interface design guidelines.pt_BR
dc.description.resumoO descarte de resíduos eletrônicos é um dos problemas que mais crescem de forma preocupante nos dias atuais afetando todos os países do mundo. O Brasil está entre os primeiros do ranking de produção de lixo eletrônico, contudo, o país registrou um crescimento na quantidade de resíduos eletrônicos coletados desde a vigência da política nacional de resíduos sólidos criada em 2010, fazendo com que o ocorresse um aumento de locais específicos – conhecidos como pontos de entrega voluntária (PEV’s) - para realização da entrega voluntária pela população desses itens. Porém, a quantidade disponibilizada de pontos de entrega voluntária (PEV’s) para realização da entrega em Manaus/AM não é adequada para atender a demanda. Além disso, a falta de uma maior divulgação desses lugares pelos órgãos públicos e privados, faz com que a população não tome o devido conhecimento de como e onde realizar o descarte de resíduos eletrônicos de maneira correta. Sendo assim, o presente trabalho tem como intuito fazer uso do design digital, user experience e user interface para o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar o acesso a pontos de entrega de eletrônicos para descarte, venda ou doação e coleta dos itens, além de informar a população sobre os perigos do descarte incorreto e incentivar os moradores da cidade com programa de benefícios. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizada a ferramenta Double Diamond da metodologia do Design Thinking, associado a análise de similares, matriz CSD, briefing, requisitos e parâmetros, user flow e sitemap, desenvolvimento dos wireframes de baixa fidelidade e testes de usabilidade. Ao final, foi elaborado um protótipo de alta fidelidade para o aplicativo proposto, demostrando os fluxos das principais funcionalidades, acompanhado do guia de estilo com as diretrizes de design da interface.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEletrônicospt_BR
dc.subjectDescartept_BR
dc.subjectDesign digitalpt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectEcodesignpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.titleLinico! - Aplicativo mobile de descarte de eletrônicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-30-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.subject.controladoSoftware de aplicação - Desenvolvimentopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseDesign - Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KarolBritto.pdf9,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons