Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7146
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação em saúde na prevenção de síndromes hipertensivas na gravidez
Título(s) alternativo(s): Health education in the prevention of hypertensive syndromes in pregnancy
Autor(a): Viana, Larissa Fernandes
Orientador(a): Pereira, Maria Suely de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Francilene Xavier
metadata.dc.contributor.referee2: Hansen, Lisbeth Lima
Resumo: Introdução: As síndromes hipertensivas são uma das principais causas de morbimortalidade materna e perinatal, doenças que mais frequentemente complicam a gravidez, acometendo de 5% a 10% das gestações, são um problema de saúde pública mundial e a 1ª causa de morbimortalidade materna e perinatal no Brasil, diante dessa realidade alguns estudos demonstram que as atividades educativas realizadas durante o ciclo gravídico-puerperal são fundamentais para prevenção de doenças cardiovasculares e outros agravos na gestação. Objetivos: Identificar as ações de educação em saúde realizadas durante o pré-natal para prevenção das síndromes hipertensivas. Metodologia: A pesquisa trata-se de um estudo descritivo, exploratório do tipo prospectivo, com abordagem quantitativa, realizado com 40 gestantes, maiores de 18 anos, que estavam fazendo o pré-natal, no período de julho de 2022 a março de 2023, na USF Dr. Luiz Montenegro, localizado na Zona Sul de Manaus. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário estruturado, analisados no Statistical Package for the Social Sciences® versão 21. Resultados: Somente 16 participantes (40%) não sabiam o que é Educação em Saúde, e também 16 participantes (40%) relataram que o profissional não explicou sobre os riscos da pressão alta durante a entrevista, orientações mais realizadas pelos profissionais de saúde durante o pré-natal foram: mudança na alimentação (87,5%); evitar atividades que provoquem estresse (70%) e ingestão de líquidos (70%), e 97,5% das participantes tiveram facilidade para compreender as instruções que foram passadas. Conclusão: As práticas voltadas para educação em saúde têm necessidade de melhorias na assistência ao pré-natal, pois as gestantes consideram essas práticas fundamentais, acredita-se que esse estudo contribui para reflexão dos profissionais da área da saúde que atuam na assistência e na gestão.
Resumo em outro idioma: Introduction: Hypertensive syndromes are one of the main causes of maternal and perinatal morbidity and mortality, diseases that most frequently complicate pregnancy, affecting 5% to 10% of pregnancies, and are a worldwide public health problem and the 1st in Brazil, in view of this reality, some studies demonstrate that the educational activities carried out during the pregnancy-puerperal cycle are essential for the prevention of cardiovascular diseases and other complications during pregnancy. Objectives: To identify health education actions carried out during prenatal care to prevent hypertensive syndromes. Methodology: The research is a descriptive, exploratory study of the prospective type, with a qualitative approach, the theoretical method of thematic analysis of content proposed by Minayo was used, carried out with 40 pregnant women, over 18 years old, who were doing the pre -natal, from July 2022 to March 2023, at USF Dr. Luiz Montenegro, located in the South Zone of Manaus. Results: Prevailed participants aged between 19 and 30 years old, single, complete high school, brown, family income of 1 minimum wage, none of the participants had arterial hypertension and/or diabetes mellitus. In the face of the interviews, 16 pregnant women reported that they were not instructed about the risks of high blood pressure, but the common recommendation for them was a change in diet and only 16 participants knew what Health Education is. Conclusion: Practices aimed at health education need improvements in prenatal care, as pregnant women consider these practices fundamental, it is believed that this study serves to contribute to the reflection of health professionals who work in care and in management.
Palavras-chave: Educação em saúde
Health education
Pré-natal
Prenatal care
Hipertensão induzida pela gravidez
Hypertesion Pregnancy-induced
Gravidez
Pregnancy
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: EEM - Escola de Enfermagem de Manaus
metadata.dc.publisher.course: Enfermagem - Bacharelado - Manaus
Citação: VIANA, Larissa Fernandes. Educação em saúde na prevenção de síndromes hipertensivas na gravidez. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7146
Vocabulário controlado: Hipertensão induzida pela gravidez
Complicações na gravidez
Saúde materna
Cuidado pré-natal
Educação em saúde
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LarissaViana.pdf604,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.