Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
metadata.dc.creator: Santos, Thanara Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimentel, Camila Regina Ferracioli
metadata.dc.contributor.referee1: Sambuichi, Cristina Rosoga
metadata.dc.contributor.referee2: Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki
metadata.dc.description.resumo: Considerando a importância do material didático para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e a necessidade de haver autonomia nos estudos de ideogramas, neste trabalho produzimos uma reflexão crítica sobre esses elementos por meio da avaliação de dois livros didáticos de escrita em língua japonesa: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Assim, esta pesquisa tem como intuito discutir o papel do livro didático como recurso na aprendizagem de ideogramas para promover e/ou colaborar com a autonomia de aprendizagem dos estudantes de japonês. Para isso, primeiramente buscou-se fundamentação teórica com os autores Hutchinson e Waters (1987) sobre o planejamento e estruturação de um material didático, definido como syllabus, a definição e a função de materiais didáticos por Tomlison (2011) e os conceitos de autonomia descritos pelos autores Dickinson (1987), Leffa (2016) e Freire (2021). Para a coleta e avaliação dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa e o método comparativo. Os resultados obtidos mostraram que a composição e configurações dos livros propiciam a autonomia de aprendizagem uma vez que apresentam características que favorecem essa modalidade de aprendizado.
Abstract: Considering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning.
Keywords: Material didático
Autonomia de aprendizagem
Syllabus
Basic Kanji Book I
Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
Citation: SANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151
metadata.dc.subject.controlado: Língua japonesa - Estudo e ensino
Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ThanaraSantos.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.