Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Tatiana dos-
dc.contributor.referee1Quinelato, Eliane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606454342348702pt_BR
dc.contributor.referee2Martinati, Adriana Zampieri-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5252084806551276pt_BR
dc.creatorCosta, Denise Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9765585285235161pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-03T18:36:18Z-
dc.date.available2023-11-03T18:36:18Z-
dc.identifier.citationCOSTA, Denise Xavier. O uso de redes sociais online como ferramentas de informação, comunicação e educação por bibliotecas universitárias brasileiras. 2023. 43 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação) - MUST University, Boca Raton, Florida, USA, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7158-
dc.description.abstractWith the advent of the internet and the emergence of Information and Communication Technologies (ICTs), society has been provided with more connectivity and, consequently, the overcoming of face-to-face communication barriers to reach the digital and virtual. However, it is believed that university libraries can also make use of these ICT resources and be very well benefited, not only in terms of greater communication reach with their community, but also for the promotion of education, interaction with users and the promotion of its products and services. From these considerations, in the development of this work we propose to address what are the resources and/or tools associated with ICTs that university libraries have used to go beyond their traditional physical space and, thus, also reach their users in the digital spaces. The study focused on the use of online social networks by libraries of Brazilian federal universities that are active in the National Register of Courses and Institutions of Higher Education, of the Ministry of Education (MEC). It is understood that from the moment libraries choose to make use of tools such as online social networks, they position themselves strategically before their community, given that the new human generations are increasingly prone to access to technologies, online connectivity and the rapid retrieval and absorption of information. Therefore, we must understand that we are living in a new phase of culture recognition in our society, which has been called digital culture, and it is necessary that libraries and librarians also dominate their place in this space.pt_BR
dc.description.resumoCom o advento da internet e o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem-se proporcionado à sociedade mais conectividade e, consequentemente, o transpassar das barreiras de comunicação presencial para alcançar o digital e virtual. Contudo, acredita-se que as bibliotecas universitárias também podem fazer uso desses recursos de TICs e serem muito bem beneficiadas, não apenas quanto ao maior alcance de comunicação para com a sua comunidade, mas também para a promoção da educação, a interação com os usuários e a divulgação de seus produtos e serviços. A partir dessas considerações, no desenvolver deste trabalho propomo-nos a abordar sobre quais são os recursos e/ou ferramentas associadas às TICs as bibliotecas universitárias têm feito uso para ir além do seu espaço físico tradicional e, assim, também alcançar os seus usuários nos espaços digitais. O estudo teve como foco o uso de redes sociais online pelas bibliotecas de universidades federais brasileiras e que estão em situação ativa no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). Entende-se que a partir do momento em que as bibliotecas optam por fazer uso de ferramentas como as redes sociais online, estas se posicionam de modo estratégico perante a sua comunidade, haja vista que as novas gerações humanas estão cada vez mais propensas ao acesso a tecnologias, à conectividade online e a rápida recuperação e absorção de informações. Logo, devemos compreender que estamos vivendo uma nova fase de reconhecimento de cultura em nossa sociedade, a qual tem sido chamada de cultura digital, e é preciso que as bibliotecas e os bibliotecários também dominem seu lugar neste espaço.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUST Universitypt_BR
dc.publisher.programMestrado em Tecnologias Emergentes em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA: PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleO uso das redes sociais online como ferramentas de informação, comunicação e educação por bibliotecas universitárias brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.affiliationMust Universitypt_BR
dc.date.event2023-03-18-
dc.publisher.localpubBoca Raton, Florida, USApt_BR
dc.subject.controladoMídia socialpt_BR
dc.subject.controladoRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.controladoBibliotecas universitárias - Serviços de informaçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initMUSTpt_BR
Appears in Collections:Dissertações (Programas sem vínculo com a UFAM) - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DeniseCosta.pdf485,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons