Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7165
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | Literatura surda: estratégias de ensino de fábulas para alunos surdos |
Autor(a): | Silva, Larissa Jéssica Leão da |
Orientador(a): | Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Elizandra de Lima Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Lívia Martins |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar metodologias para aprimorar o processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos usando o gênero fábula. Segundo os autores Rosa (2011) e Sutton-Spence (2021) a Literatura Surda é primordial para o desenvolvimento de diversas capacidades que ampliam o conhecimento da cultura surda. A Literatura Surda abre oportunidades não só para a comunicação, mas como também serve para expandir a sua visão de mundo. Fernandes (2001), Pimenta (2002) e Karnopp (2009) descreve as fábulas como instrumentos facilitadores para expressão de sentimentos, emoções e para ensinar os valores humanos. Desta forma, o presente artigo apresenta a metodologia de pesquisa qualitativa, com a realização de análises, a partir de questionários respondidos pelos professores surdos. Por fim, os resultados apresentados do estudo reafirmam a necessidade da utilização de estratégias de recursos visuais, dinâmicas interativas e uma proposta de um protótipo de jogo online, denominado Fábula e Aprendizagem utilizando o site wordwall. |
Resumo em outro idioma: | This research aims to present methodologies to improve the teaching-learning process of deaf students using the fable genre. According to the authors Rosa (2011) and Sutton-Spence (2021) Deaf Literature is essential for the development of various capacities that expand knowledge of deaf culture. Deaf Literature opens up opportunities not only for communication, but also serves to expand your worldview. Fernandes (2001), Pimenta (2002) 6 and Karnopp (2009) describe fables as facilitating instruments for expressing feelings, emotions and for teaching human values. In this way, this article presents the methodology of qualitative research, with the performance of analyzes, from questionnaires answered by deaf teachers. Finally, the presented results of the study reaffirm the need to use strategies of visual resources, interactive dynamics and a proposal for an online game prototype, called Fábula e Aprendizagem using the wordwall site. |
Palavras-chave: | Literatura surda Fábulas Metodologia Ensino-aprendizagem Deaf literature Fables Methodology Teaching-learning |
Área de conhecimento - CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7165 |
Vocabulário controlado: | Surdos - Educação Educação inclusiva Fábulas Prática de ensino |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LarissaSilva.pdf | 9,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons