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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Retenção de discentes no curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016
Autor(a): Almeida, Edilson Coutinho de
Orientador(a): Fernandes, Tatiana Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Bessa, Amanda de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Thaís Lima
Resumo: A retenção de discente no ensino superior refere-se à permanência prolongada do estudante, que precisa de mais tempo do que o previsto na matriz curricular, para concluir o curso. Esse problema afeta tanto as instituições particulares quanto as públicas de ensino superior. Para as instituições públicas, a retenção resulta em gastos adicionais, atraso na entrada de novos profissionais na área de formação e, para o aluno, atraso na formação e entrada no mercado de trabalho, além da desmotivação que pode levar à evasão ou ao abandono do curso. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo geral analisar as possíveis causas da retenção de discente no curso de graduação presencial de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo como objetivos específicos: levantar resultados de estudos já realizados sobre a temática em outras instituições de ensino superior, sobretudo, em cursos de graduação presencial de Biblioteconomia no Brasil; levantar dados estatísticos da UFAM e do curso de Biblioteconomia sobre retenção nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC) e de outras fontes e, por último, identificar junto à coordenação do curso de Biblioteconomia da UFAM os alunos retidos que ingressaram no ano de 2016 e aplicar um questionário como instrumento de coleta. A pesquisa é descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. A partir dos dados acadêmicos desses alunos e da aplicação de um questionário com questões fechadas e estruturadas nas seções: perfil do aluno, informações sobre o curso de Biblioteconomia e causas da retenção, foram identificados possíveis fatores que contribuíram para a retenção desse grupo. Quanto aos resultados obtidos, ao final da pesquisa, constatou-se um índice de retenção de 66,1% dos ingressantes de 2016. Entre as causas que contribuíram para esse resultado, estão: dificuldade em conciliar estudo e trabalho, com 83,3%; abandono de disciplina e desmotivação, ambos com 50%. O resultado indica que os problemas socioeconômicos são os principais fatores que contribuem para a retenção dos alunos.
Resumo em outro idioma: Student retention in higher education refers to the prolonged stay of the student who needs more time than expected in the curriculum to complete the course. This problem affects both private and public higher education institutions. For public institutions, retention results in additional expenses, delay in the entry of new professionals in the training area and, for the student, delay in training and entry into the job market, in addition to demotivation that can lead to evasion or abandonment of the course. In this context, this work has as its general objective to analyze the possible causes of student retention in the face-to-face undergraduate course in Library Science at the Federal University of Amazonas (UFAM), with specific objectives: to raise results of studies already carried out on the subject in other higher education institutions, especially in face-to-face undergraduate courses in Library Science in Brazil; to collect statistical data from UFAM and the Library Science course on retention in the databases of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), linked to the Ministry of Education (MEC) and from other sources, and finally to identify with the coordination of the Library Science course at UFAM the retained students who entered in 2016 and apply a questionnaire as a collection instrument. The research is descriptive and exploratory with a quantitative approach. From the academic data of these students and from the application of a questionnaire with closed and structured questions in the sections: student profile, information about the library science course and causes of retention, possible factors that contributed to the retention of this group were identified. As for the results obtained, at the end of the research, a retention rate of 66.1% of those who entered in 2016 was found, and among the causes that contributed to this result are: difficulty in reconciling study and work, with 83.3%; abandonment of discipline and demotivation, both with 50%. The result indicates that socioeconomic problems are the main factors that contribute to student retention.
Palavras-chave: Retenção discente
Graduação
Biblioteconomia
UFAM
Student retention
Graduation
Library Science
UFAM
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
Citação: ALMEIDA, Edilson Coutinho de. Retenção de discentes no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7166
Vocabulário controlado: Ensino superior - Avaliação
Estudantes universitários
Evasão universitária
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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