Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7183
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Impacto da gamificação no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de desenvolvimento e gestão de projetos |
Other Titles: | Impact of Gamification on the Teaching and Learning Process of Project Development and Management Discipline |
metadata.dc.creator: | Nery, William Denner Roberto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vilela Junior, Dalton Chaves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moxotó, Ana Claudia de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Petry, Jonas Fernando |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da gamificação no ensino de desenvolvimento e gestão de projetos. As abordagens conceituais adotadas basearam-se em teorias comportamentais e cognitivas, explorando como a gamificação pode influenciar positivamente esses aspectos. Os procedimentos metodológicos envolveram a implementação de atividades gamificadas, a coleta de dados por meio de questionários e a análise estatística descritiva dos resultados. A originalidade deste estudo reside na investigação do impacto da gamificação em um contexto educacional específico e na análise de suas consequências para o aprendizado dos estudantes. Os resultados destacam a importância da gamificação como uma estratégia pedagógica eficaz, proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente e motivadora, além de contribuírem para a compreensão da gamificação na área da educação e fornecerem percepções para educadores que desejam incorporar elementos gamificados em seus ambientes de ensino, visando promover um aprendizado mais eficiente e atrativo. Os resultados obtidos também revelaram que a gamificação teve um impacto significativo no interesse e engajamento dos participantes, assim como no desempenho e desenvolvimento de habilidades na disciplina. Além disso, a gamificação foi capaz de satisfazer as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, como a autonomia, a competência e a relação social. |
Abstract: | This article aims to analyze the impact of gamification on teaching project development and management. The conceptual approaches adopted were based on behavioral and cognitive theories, exploring how gamification can positively influence these aspects. The methodological procedures involved the implementation of gamified activities, data collection through questionnaires, and descriptive statistical analysis of the results. The originality of this study lies in investigating the impact of gamification in a specific educational context and analyzing its consequences for student learning. The results highlight the importance of gamification as an effective pedagogical strategy, providing a more engaging and motivating learning experience. Additionally, they contribute to the understanding of gamification in the field of education and offer insights for educators who wish to incorporate gamified elements into their teaching environments, aiming to promote more efficient and appealing learning. The obtained results also revealed that gamification had a significant impact on the participants' interest and engagement, as well as on their performance and skill development in the discipline. Furthermore, gamification was able to satisfy students' basic psychological needs, such as autonomy, competence, and social relatedness. |
Keywords: | Engajamento Colaboração Ensino e aprendizagem Competição |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Adminstração - Bacharelado |
Citation: | NERY, William Denner Roberto. O impacto da gamificação no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de desenvolvimento e gestão de projetos. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7183 |
metadata.dc.subject.controlado: | Escolas - Exercícios e jogos Jogos educativos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_WilliamDenner.pdf | 729,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.