Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Elizandra de Lima Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4575976099767056pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Leonardo Pessoa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7424047816643866pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205231136528785pt_BR
dc.creatorPequeno, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0193867420388021pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T11:20:57Z-
dc.date.available2023-12-06T11:20:57Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7191-
dc.description.abstractThe Letras Libras faculty appears in order to meet the teaching-learning needs of the deaf people. With this in mind, it is necessary to reflect on the training of professionals who will work in classrooms as teachers, whether teaching the language as a first language or as an additional language. This research has the general objective of reflecting on the use of the Portuguese language in its oral modality in the classroom spaces of the Letras Libras course - UFAM. The specific objectives are to identify the reasons that lead the faculty of the course to use this resource and to verify the Political Pedagogical Project of the Course regarding the topic of language of instruction. The theoretical contribution was based on Quadros, Cerny, Pereira (2008), Albres (2014), Carmo (2022), Santiago, Andrade (2013) and Santos (2018). About the PPC, the research was based on UFAM (2014). The research has a qualitative character and had documental research and field research as methodological reference. Bardin (2016) was used for data analysis procedures. Six professors, currently acting in the Letras Libras college, were interviewed. The results showed that the use of the Portuguese language as a teaching-learning strategy is dependent on many factors outside the teacher's control. As a contribution, it is suggested that the PPC be revised, recommending Libras as instruction and interaction language.pt_BR
dc.description.resumoO curso de Letras Libras surge no intuito de atender as necessidades de ensino-aprendizagem do sujeito surdo. Com isto em mente, é necessário refletir sobre a formação dos profissionais que irão atuar nas salas de aula como professores, quer seja para o ensino da língua como primeira língua ou como língua adicional. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir quanto ao uso da língua portuguesa em sua modalidade oral nos espaços de sala de aula do curso de Letras Libras - UFAM. Os objetivos específicos são identificar as razões que levam o corpo docente do curso a usar este recurso e verificar o Projeto Político Pedagógico do Curso quanto ao tema de língua de instrução. O aporte teórico foi embasado em Quadros, Cerny, Pereira (2008), Albres (2014), Carmo (2022), Santiago, Andrade (2013) e Santos (2018). Sobre o PPC, a pesquisa foi fundamentada em UFAM (2014). A pesquisa tem caráter qualitativo e teve como referencial metodológico pesquisa documental e pesquisa de campo. Utilizou-se Bardin (2016) para os procedimentos de análise dos dados. Entrevistou-se 6 docentes no atual exercício do curso de Letras Libras. Os resultados apontaram que o uso da língua portuguesa como estratégia de ensino-aprendizagem é dependente de muitos fatores alheios ao controle do docente. Como contribuição, sugere-se que o PPC sofra revisão, recomendando a Libras como língua de instrução e interação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFLET - Faculdade de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectLetras Libraspt_BR
dc.subjectLíngua de Instruçãopt_BR
dc.subjectLíngua de Interaçãopt_BR
dc.subjectPortuguês Oralpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO uso da Língua Portuguesa na modalidade oral: uma reflexão sobre a língua de instrução nas aulas do curso de Letras Libras - UFAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-17-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLingua brasileira de sinais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Libras - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MarcosPequeno.pdf192,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons