Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7192
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Experiências formativas nos estágios supervisionados do curso de Pedagogia
metadata.dc.creator: Carvalho, Daiane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Eliane Regina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Elexandra Vinhork
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitulado “Experiências Formativas nos Estágios Supervisionado do Curso de Pedagogia “,tem como objetivo central de narrar as vivências nos estágios Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com objetivos específicos: identificar as finalidades dos estágios na educação Infantil e Anos Iniciais para a formação do pedagogo; escrever as atividades desenvolvidas nas escolas; analisar as experiências docentes que marcaram minha formação no estágio. A metodologia utilizada na pesquisa é a abordagem autobiográfica, a partir dos relatórios e das narrativas das experiências que marcaram minha formação no estágio. A partir deste contexto, apresento minhas reflexões tendo como base meus relatórios e rememoração destas experiências no processo de formação do curso de Pedagogia do Campus Vale do Rio Madeira. Concluo que os espaços dos estágios supervisionados são essenciais na formação da profissão docente, considerando que há imersão no contexto da docência (observação, participação, elaboração de planos de aula e docência) conhecimento e reflexão das problemáticas e movimentos de ação (projetos) para contribuir com as escolas, campos dos estágios na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The present work entitled "Formative Experiences in the Supervised Internships of the Pedagogy Course", with the central objective of narrating the experiences in the Supervised Internships in Early Childhood Education and Early Years of Elementary Education, having as specific objectives: to identify the purposes of the internships in Early Childhood Education and Initial Years for the formation of the pedagogue; write the activities developed in schools; analyze the teaching experiences that marked my formation in the internship. The methodology used in the research is the autobiographical approach, based on the reports and narratives of the experiences that marked my formation in the internship. From this context, I describe my reflections based on my reports and remembrance of these experiences in the process of training the Pedagogy course at Campus Vale do Rio Madeira. We conclude that the spaces of supervised internships are essential in the formation of the teaching profession, considering that there is immersion in the teaching context (observation, participation, elaboration of lesson plans and teaching), knowledge and reflection of the problems and action movements (projects) to contribute with schools, fields of internships in Early Childhood Education and Early Years of Elementary Education
Keywords: Educação Infantil
Anos Iniciais
Formação do pedagogo
Estágio Supervisionado
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7192
metadata.dc.subject.controlado: Professores de educação infantil
Educação infantil
Pedagogos - Formação
Pedagogos - Estudo e ensino (Estágio)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DaianeCarvalho.pdf667,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons