Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9444986406284981pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Elizandra de Lima Silva-
dc.contributor.referee2Costa, Leonardo Pessoa da-
dc.creatorDias, Brenda da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-06T17:10:32Z-
dc.date.available2023-12-06T17:10:32Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7199-
dc.description.abstractWhen the Portuguese language started to be inserted in teaching for deaf students in the written modality, much was discussed about the best way to introduce the majority language for these students, since then methodologies and strategies have been developed seeking to achieve improvements in the education of the deaf. The objective of this research is to present an analysis made from the methodologies and strategies already used by teachers of the Portuguese Language discipline for students who are part of a bilingual school in Manaus/AM. The methodology used is based on descriptive research, an interview was conducted with two teachers who work in the education of the deaf, teaching this discipline as L2. For theoretical support, studies carried out by Goldfeld (2002) on methods used in the education of the deaf are based; Kézio (2016) on bilingual education; Pereira (2010), Macedo and Matsumoto (2015) on teaching Portuguese as L2 for the deaf. The results obtained from carrying out the analyzes show that there is still a deficiency in teaching practices related to the majority language, so it is necessary for teachers to seek resources that help in the development of teaching methodologies that allow the full development of the student in the learning the Portuguese language.pt_BR
dc.description.resumoQuando a Língua Portuguesa passou a ser inserida no ensino para alunos surdos na modalidade escrita, muito se discutiu sobre qual a melhor forma de introduzir a língua majoritária para esses alunos, desde então metodologias e estratégias são desenvolvidas buscando alcançar melhorias na educação dos surdos. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma análise feita a partir das metodologias e estratégias já utilizadas por professores da disciplina de Língua Portuguesa para alunos que integram uma escola bilíngue em Manaus/AM. A metodologia usada baseia-se na pesquisa qualitativa, foi realizada uma entrevista com dois professores que atuam na educação de surdos lecionando esta disciplina como L2. Para aporte teórico fundamentam-se estudos realizados por Goldfeld (2002) sobre métodos usados na educação de surdos; Kézio (2016) sobre educação bilíngue; Pereira (2010), Macedo e Matsumoto (2015) sobre o ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos. Os resultados obtidos com a realização das análises mostram que ainda há uma deficiência nas práticas de ensino relacionadas à língua majoritária, dessa forma faz-se necessário que os professores busquem recursos que auxiliem no desenvolvimento de metodologias de ensino que possibilitem o pleno desenvolvimento do aluno no aprendizado da Língua Portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFLET - Faculdade de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa para surdospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise das metodologias de ensino da Língua Portuguesa para alunos Surdos em uma Escola Bilíngue em Manaus/Ampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-28-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEducação bilíngüept_BR
dc.subject.controladoLinguagem e Línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoEstudantes surdospt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Libras - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BrendaDias.pdf899,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.