Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7201
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O curso de licenciatura em educação física do ICSEZ/UFAM: aspectos facilitadores e desafiadores na visão dos acadêmicos |
metadata.dc.creator: | Barroso, Izaias dos Santos Souza, Thiane Brito de Souza, Washington Martins de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Trindade, Patrícia dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Leão, Lucas Diógenes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro cabo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Roseane Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo teve como objetivo compreender os aspectos que dificultam/facilitam a permanência dos estudantes no curso de licenciatura em Educação Física do ICSEZ/UFAM. Realizou-se um estudo de campo de natureza quali-quantitativa. A amostra consistiu em 78 estudantes devidamente matriculados no curso de Licenciatura em Educação Física do ICSEZ-UFAM. Os dados foram coletados por meio de questionário, buscando traçar o perfil dos estudantes e identificar os aspectos que dificultam/facilitam a permanência deles no curso. Os resultados revelam que mais de 80% dos estudantes entrevistados pensaram em desistir do curso. Dificuldades de ordem financeira, emocional e social, tais como: falta de transporte, insuficiência financeira, falta de tempo para atividades extracurriculares e a distância da família, são fatores que afetam a permanência dos estudantes. Por outro lado, os aspectos que facilitam a permanência dos estudantes no curso, foram: a perspectiva de um bom emprego, auxílio estudantil, envolvimento em atividades extracurriculares, acabam influenciando na permanência dos estudantes. Constatou-se que a permanência efetiva dos estudantes e sua condição de membros universitários estão diretamente ligadas às relações que eles são capazes de estabelecer nesse ambiente acadêmico. A qualidade dessas relações, o apoio social, a sensação de inclusão e reconhecimento, bem como as oportunidades de participação ativa na vida universitária, influenciam diretamente o percurso acadêmico e a continuidade dos estudos. Conclui-se que os resultados indicados forneçam informações esclarecedoras, para que a instituição, busque rever ou fortalecer suas estratégias, com o foco na manutenção e permanência do aluno. |
Abstract: | The research aims to understand the factors that hinder/facilitate students' retention in the undergraduate Physical Education program at ICSEZ/UFAM. A qualitative-quantitative field study was conducted, with a sample consisting of 78 students enrolled in the Physical Education program at ICSEZ-UFAM. Data were collected through a questionnaire to assess students' profiles and identify the factors that hinder/facilitate their retention in the program. The data revealed that over 80% of the interviewed students had considered dropping out of the program. Financial, emotional, and social difficulties, such as lack of transportation, financial insufficiency, lack of time for extracurricular activities, and distance from family, were identified as factors affecting students' retention. On the other hand, aspects that facilitate students' retention in the program include the prospect of good employment, student assistance, and involvement in extracurricular activities. It was found that students' effective retention and their sense of belonging to the university community are directly linked to the relationships they establish in the academic environment. The quality of these relationships, social support, feelings of inclusion and recognition, as well as opportunities for active participation in university life, directly influence students' academic journey and continuation of their studies. It is concluded that the indicated results provide enlightening information for the institution to reconsider or strengthen its strategies, with a focus on student retention and persistence. |
Keywords: | Permanência acadêmica Licenciatura em Educação Física Aspectos que facilitam Aspectos que dificultam |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7201 |
metadata.dc.subject.controlado: | Evasão universitária |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_IzaiasBarroso_ThianeSouza_WashingtonSouza.pdf | 669,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License