Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7204
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
metadata.dc.creator: Oliveira, Daiane Pond
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Danilza de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral ensinar Libras para estudantes ouvintes do 2º período da educação Infantil, na rede municipal de Parintins/AM. Buscou-se identificar os métodos e recursos usados no ensino de Libras para esses estudantes e verificar a conversação/socialização com uso de Libras entre os mesmos. A metodologia adotada foi à pesquisa-ação dentro da abordagem qualitativa por meio de entrevista direcionada à professora da turma. Com os resultados obtidos, foi observado que as crianças usaram a Libras no cotidiano da escola e na socialização com os colegas. Foi feita uma entrevista semiestrutura com a professora e percebemos a necessidade de ofertar Libras na educação infantil, pois essa é a tomada de consciência que devemos ter sobre a relevância da aprendizagem da linguagem de sinais para promover a inclusão social da comunidade surda e tornar a sua comunicação mais eficiente e significativa.
Abstract: This research had as general objective the teaching of Libras to hearing students in the second period of kindergarten in the municipal network of Parintins-AM. We had as specific objectives to identify which methodologies and resources are used in teaching Libras to these students and to identify the conversation/socialization with the use of Libras among students. The methodology adopted was action research and qualitative research through an interview with the class teacher. We talk about how the choice of built materials was made, and how these materials were applied. With the results obtained, it was seen that the children used Libras in their daily life at school and in socializing with their classmates. With the teacher's interview, we realized the need to offer Libras in early childhood education, as this is the awareness that we must have about the relevance of learning Libras to promote the social inclusion of the deaf community and make its communication more efficient and meaningful.
Keywords: Ensino de Libras
Ouvintes
Educação Infantil
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIA HUMANA: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7204
metadata.dc.subject.controlado: Lingua brasileira de sinais
Estudantes surdos
Inclusão escolar
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DaianeOliveira.pdf922,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.