Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7205
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os desafios da educação no processo de inclusão de crianças surdas
metadata.dc.creator: Almeida, Andreya Andrade de
metadata.dc.contributor.advisor1: Arruda, Debora Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Rosenir de Souza
metadata.dc.description.resumo: A educação brasileira ainda é o universo em construção e as crianças surdas não conseguem desenvolver sua língua na plenitude, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é a primeira língua da criança surda, mas atualmente onde ela é alfabetizada?. A escola deve considerar que o desenvolvimento infantil e suas funções mentais superiores estão diretamente ligados à interação social. Mas, como acontece o processo de inclusão dos surdos na pratica nas escolas. Com o objetivo de entender o processo educacional, com foco nas especificidades e desafios das crianças surdas e ouvintes, esse estudo visa entender o processo educacional, com foco nas especificidades e desafios das crianças surdas e ouvintes, através da pesquisa qualitativa um estudo bibliografico, documental e de observação no que tange as legilações vigentes que regulamentam a educação brasiliera com foco nas escolas que atendem essa diversidade. Os resultados encontrados foram de que, infelizmente, a educação brasileira encontra-se em defasagem não há um ambiente educacional propício para inclusão de crianças surdas e ouvintes que propiciem uma interação de qualidade, o que ocasiona na exclusão das crianças surdas do sistema educacional. É enfático dizer que a educação bilíngue/escola bilíngue necessita urgentemente ser aplicada, pois a educação é um dever do Estado e direito de todo cidadão desde a Constituição da República federativa do Brasil de 1988 e complementada pela lei de diretrizes e bases publicada em 1996, contribuindo assim para o desenvolvimento de todos os indivíduos.
Abstract: Brazilian education is still a universe under construction and deaf children are not manage to fully develop their language, the Brazilian Sign Language - LIBRAS is the first language of the deaf child, but where is she currently literate?. The school must consider that the child's development and his superior mental functions are directly linked to social interaction. But how does the process of inclusion of deaf people in practice in schools. In order to understand the educational process, with focus on the specificities and challenges of deaf and hearing children, this study aims to understand the educational process, focusing on the specificities and challenges of children deaf and hearing people, through qualitative research a bibliographical, documental and of observation regarding the current laws that regulate education brasiliera with a focus on schools that serve this diversity. The results found were that, unfortunately, Brazilian education is lagging behind, there is no conducive educational environment for the inclusion of deaf and hearing children that provide quality interaction, which leads to the exclusion of deaf children from the system educational. It is emphatic to say that bilingual education/bilingual school needs urgently be applied, since education is a duty of the State and the right of every citizen since the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil and complemented by the law of guidelines and bases published in 1996, thus contributing to the development of all individuals.
Keywords: Libras
Educação inclusiva
Surdo
Políticas educacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7205
metadata.dc.subject.controlado: Lingua brasileira de sinais
Estudantes surdos
Inclusão escolar
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndreyaAndrade.pdf288,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.