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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Matos, Carlem Rafaela Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Denilson Diniz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Mariê Augusta de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do |
metadata.dc.description.resumo: | Resumo: A presente pesquisa buscou evidenciar a importância da acessibilidade em espaços públicos e privados que proporcionem aos sujeitos com deficiência e mobilidade reduzida, uma melhor qualidade de vida. Quanto aos procedimentos, o método utilizado foi a pesquisa de campo com uma amostra de 02 sujeitos. Optou-se pelas seguintes fontes de evidências: entrevista semiestruturada, documentos, observação direta informal e artefatos físicos. Cabe destacar o que podem ser considerados como os grandes desafios para as escolas diante do acesso de alunos com deficiência: Romper as barreiras ainda existentes, principalmente as atitudinais; Prever e prover as condições de acessibilidade (física, comunicacional e pedagógica) e; criar alternativas para evitar práticas excludentes por parte dos professores. Nesse sentido, uma educação que prese pela presença de todos os alunos carece de investimentos em ações, materiais adequados, qualificação docente, adequação arquitetônica, mas, principalmente, investimentos em ações que combatam atitudes inadequadas e preconceituosas. Palavras-Chave: Acessibilidade; Deficiência; Mobilidade; Professores; Educação. |
Abstract: | Abstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of 02 subjects. The following evidence sources were chosen: semi-structured interview, documents, informal direct observation and physical artifacts. It is worth highlighting what can be considered the major challenges for schools in terms of access for students with disabilities: Breaking down existing barriers, especially attitudinal ones; Predict and provide accessibility conditions (physical, communicational and pedagogical) and; create alternatives to avoid exclusionary practices by teachers. In this sense, an education that values the presence of all students lacks investments in actions, adequate materials, teaching qualifications, architectural suitability, but, above all, investments in actions that combat inappropriate and prejudiced attitudes. Keywords: Accessibility; Deficiency; Mobility; Teachers; Education. |
Keywords: | Acessibilidade Deficiência Mobilidade Professores Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209 |
metadata.dc.subject.controlado: | Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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