Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7210
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Educação intercultural: a visao dos agentes educacionais sobre as vivências dos alunos sateré-mawé nas escolas municipais de Parintins |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Beatriz da Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Rosana Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Marinez França de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Monteiro, Edinelson Andrade |
metadata.dc.description.resumo: | A escola dever ser um espaço democrático, que sob a luz dos princípios constitucionais deve assegurar o acesso à educação a todos, sem fazer distinção social, cultural e étnica. Desta forma, este estudo tem como principal objetivo conhecer as vivências dos alunos da etnia Sateré-Mawé nas escolas urbanas da rede municipal de Parintins-AM. Durante o processo de foram realizados levantamentos bibliográficos de livros, teses, dissertações e artigos. A pesquisa é do tipo qualitativa, tem-se como método de abordagem a fenomenologia, na coleta de dados foram disponibilizados questionários 03 (três) gestores 06 (seis) docentes das escolas da rede municipal, com maior número de alunos indígenas matriculados e entrevista com o coordenador da Educação Escolar Indígena. Os resultados demonstram que os alunos indígenas enfrentam diversos desafios de socialização no contexto escolar urbano, numa perspectiva intercultural; a dificuldade de falar o português ocasiona problemas na interação com o professor e colegas de classe; apesar dos poucos recursos, observa-se o comprometimento da gestão e corpo docente ao trabalharem a interculturalidade com as crianças indígenas; constatou-se que a falta de projetos e ações educativas geram impactos negativos no que se refere aos contextos de convivência, ensino e aprendizagem, construção de relações sociais e a parceria entre escola e família. |
Abstract: | The school must be a democratic space, which under the light of constitutional principles and legislation must ensure access to education for all, without making social, cultural and ethnic distinctions. In this way, this study has as main objective to know the experiences of the students of the Sateré-Mawé ethnic group in the urban schools of the municipal network of Parintins-AM. To reach it successfully, the methodology had as an approach the qualitative research, being carried out a bibliographical and field research comprising 3 municipal schools of the teaching network of the municipality of Parintins. Data were collected through a questionnaire, which was sent to 3 managers, 6 teachers from the respective investigated schools and the coordinator of Indigenous School Education. The results show that indigenous students face several integration and socialization challenges within the urban school context from an intercultural perspective; the difficulty of speaking Portuguese causes problems in interaction with the teacher and classmates; despite the limited resources, management and teaching staff are committed to working on interculturality with indigenous children; it was found that the lack of projects and educational actions generate negative impacts with regard to the contexts of coexistence, teaching and learning, building social relationships and the partnership between school and family. |
Keywords: | Alunos Sateré-mawé Escolas urbanas Interculturalidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7210 |
metadata.dc.subject.controlado: | Estudantes indígenas Mawé (Povo indígena) - Estudantes |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BeatrizOliveira.pdf | 848,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.