Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM |
metadata.dc.creator: | Santana, Maurício Paz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Maria das Graças Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Kézia Simeia Barbosa da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo resulta de inquietações sobre o processo de desenvolvimento da psicomotricidade, por meio de jogos e brincadeira na Educação Infantil, as práticas importantes para ensino aprendizagem. Teve como objetivo analisar quão a brincadeira desenvolve a psicomotricidade da criança na Educação Infantil em uma escola do campo. A brincadeira com vistas ao desenvolvimento da psicomotricidade ajuda a criança a se destacar nas atividades físicas, permitindo o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, além da socialização com os colegas de classe e os princípios básicos das regras de conduta. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). O estudo é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com base na observação e na entrevista realizada com a professora de uma escola do campo no munícipio de Barreirinha-AM. Os resultados afirmam que o desenvolvimento psicomotor estimula no processo de aprendizagem da criança, pois as brincadeiras são uma importante forma de comunicação entre as crianças, é por meio destas que as crianças produzem conhecimentos, desenvolvem habilidades de raciocínio, autonomia e criatividade. Conclui-se que ocorre maior participação das crianças em brincadeiras tradicionais, e a professora tem o conhecimento necessário para trabalhar o lúdico, no qual é um desenvolvimento facilitador na hora da aprendizagem, como por exemplo, desenvolvimento pessoal, social e cultural, no entanto para uma aprendizagem de qualidade e prazerosa precisasse de um ambiente adequado, para as atividades inovadoras e materiais de recursos na escola do campo. |
Abstract: | This article is the result of concerns about the psychomotricity development process, through games and play in Early Childhood Education, important practices for teaching and learning. It aimed to analyze how play develops the child's psychomotricity in Early Childhood Education in a rural school. Playing with a view to the development of psychomotricity helps the child to excel in physical activities, allowing physical, cognitive, affective development, in addition to socialization with classmates and the basic principles of rules of conduct. This article is based on studies by Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). The study has a qualitative and descriptive approach based on observation and an interview with a teacher at a rural school in the municipality of Barreirinha-AM. The results state that psychomotor development stimulates the child's learning process, as games are an important form of communication between children, it is through these that children produce knowledge, develop reasoning skills, autonomy and creativity. It is concluded that there is a greater participation of children in traditional games, and the teacher has the necessary knowledge to work with the ludic, in which it is a facilitating development at the time of learning, such as, for example, personal, social and cultural development, however to Quality and enjoyable learning requires a suitable environment for innovative activities and resource materials in the countryside school. |
Keywords: | Psicomotricidade Educação do Campo Educação Infantil Jogos e Brincadeiras |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
Citation: | SANTANA, Maurício Paz. A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na educação infantil em uma escola pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia)- Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | GPC - Grupo de Pesquisa Canoa |
metadata.dc.subject.controlado: | Aprendizagem motora Desempenho psicomotor Jogos educativos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MauricioSantana.pdf | 373,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.