Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
Autor(a): Santana, Maurício Paz
Orientador(a): Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Kézia Simeia Barbosa da Silva
Resumo: O presente artigo resulta de inquietações sobre o processo de desenvolvimento da psicomotricidade, por meio de jogos e brincadeira na Educação Infantil, as práticas importantes para ensino aprendizagem. Teve como objetivo analisar quão a brincadeira desenvolve a psicomotricidade da criança na Educação Infantil em uma escola do campo. A brincadeira com vistas ao desenvolvimento da psicomotricidade ajuda a criança a se destacar nas atividades físicas, permitindo o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, além da socialização com os colegas de classe e os princípios básicos das regras de conduta. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). O estudo é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com base na observação e na entrevista realizada com a professora de uma escola do campo no munícipio de Barreirinha-AM. Os resultados afirmam que o desenvolvimento psicomotor estimula no processo de aprendizagem da criança, pois as brincadeiras são uma importante forma de comunicação entre as crianças, é por meio destas que as crianças produzem conhecimentos, desenvolvem habilidades de raciocínio, autonomia e criatividade. Conclui-se que ocorre maior participação das crianças em brincadeiras tradicionais, e a professora tem o conhecimento necessário para trabalhar o lúdico, no qual é um desenvolvimento facilitador na hora da aprendizagem, como por exemplo, desenvolvimento pessoal, social e cultural, no entanto para uma aprendizagem de qualidade e prazerosa precisasse de um ambiente adequado, para as atividades inovadoras e materiais de recursos na escola do campo.
Resumo em outro idioma: This article is the result of concerns about the psychomotricity development process, through games and play in Early Childhood Education, important practices for teaching and learning. It aimed to analyze how play develops the child's psychomotricity in Early Childhood Education in a rural school. Playing with a view to the development of psychomotricity helps the child to excel in physical activities, allowing physical, cognitive, affective development, in addition to socialization with classmates and the basic principles of rules of conduct. This article is based on studies by Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). The study has a qualitative and descriptive approach based on observation and an interview with a teacher at a rural school in the municipality of Barreirinha-AM. The results state that psychomotor development stimulates the child's learning process, as games are an important form of communication between children, it is through these that children produce knowledge, develop reasoning skills, autonomy and creativity. It is concluded that there is a greater participation of children in traditional games, and the teacher has the necessary knowledge to work with the ludic, in which it is a facilitating development at the time of learning, such as, for example, personal, social and cultural development, however to Quality and enjoyable learning requires a suitable environment for innovative activities and resource materials in the countryside school.
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos e Brincadeiras
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citação: SANTANA, Maurício Paz. A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na educação infantil em uma escola pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia)- Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212
Grupo de pesquisa: GPC - Grupo de Pesquisa Canoa
Vocabulário controlado: Aprendizagem motora
Desempenho psicomotor
Jogos educativos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MauricioSantana.pdf373,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.