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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7215
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O movimento na Educação Infantil: a importância das atividades motoras para o desenvolvimento integral das crianças |
metadata.dc.creator: | Reina, Itaciara Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mota, Marinete Lourenço |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Villiam Cruz da |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa de Conclusão de Curso em Pedagogia analisa o movimento na educação infantil com vista ao desenvolvimento integral das crianças em uma instituição de educação infantil pública no município de Benjamin Constant, Amazonas. O educar e cuidar estão relacionados diretamente com o movimento, seja numa brincadeira, num jogo, seja nas atividades cotidianas como correr, levantar, pular, que podem ser tratados de forma didática na escola. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as práticas de movimento realizadas numa instituição de educação infantil, entendendo as implicações no trabalho educativo de crianças do pré II. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a respeito da importância do movimento na educação infantil, trazendo a contribuição de alguns autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Fonseca (2007), Mattos (2000), Galvão (1995), Queiros, Maciel; Branco (2006) entre outros que nos levaram a reflexões em torno do objeto de estudo, utilizou-se também os fundamentos legais como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Os caminhos metodológicos da pesquisa foram definidos visando entender o objeto de estudo, pela abordagem qualitativa, pesquisa de campo, realizando levantamento bibliográfico e tendo como técnica e instrumento de coleta de dados a observação participante e questionários aplicados para professores em uma instituição de educação infantil. Percebeu-se que as práticas de movimento realizadas na instituição de educação infantil perpassam pelos planejamentos no campo de experiência Corpo, Gestos e Movimento, garantindo conteúdos e procedimentos que envolvem práticas de movimento. Além disso, percebe-se que esses procedimentos foram primordiais para o desenvolvimento das crianças, já que proporciona a elas a socialização, a interação, mas precisam ser melhor aproveitados no âmbito educacional, quando da utilização de espaço lúdicos de forma ocupacional do tempo e não de forma orientada. Portanto, a área de movimento assume papel importante na educação das crianças pequenas, porque contribui com o desenvolvimento delas, mas que deve ser trabalhado nas instituições escolares de forma intencional e objetiva. |
Abstract: | Esta investigación de Finalización de Curso en Pedagogía analiza el movimiento en la educación infantil con miras al desarrollo integral de los niños en una institución pública de educación infantil en el municipio de Benjamín Constant, Amazonas. Educar y cuidar están directamente relacionados con el movimiento, ya sea en un juego, o en actividades cotidianas como correr, levantar, saltar, que pueden ser tratadas de manera didáctica en la escuela. Por lo tanto, el objetivo general de esta investigación es analizar las prácticas de movimiento realizadas en una institución de educación infantil, comprendiendo las implicaciones en el trabajo educativo de los niños de pre II. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico sobre la importancia del movimiento en la educación infantil, trayendo el aporte de algunos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Fonseca (2007), Mattos (2000), Galvão ( 1995), Queiros, Maciel; Branco (2006) entre otros que nos llevaron a reflexiones en torno al objeto de estudio, también se utilizaron fundamentos legales como el Referente Curricular Nacional para la Educación Infantil (1998), Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (2009) y el Currículo Común Base (2017). Se definieron los caminos metodológicos de la investigación con el fin de comprender el objeto de estudio, a través de un enfoque cualitativo, investigación de campo, realizando un levantamiento bibliográfico y utilizando como técnica de colecta de datos la observación participante y instrumento los cuestionarios aplicados a docentes de una institución de educación infantil. Se percibió que las prácticas de movimiento realizadas en la institución de educación infantil permean la planificación en el campo de la vivencia del Cuerpo, los Gestos y el Movimiento, garantizando contenidos y procedimientos que envuelven prácticas de movimiento. Además, es claro que estos procedimientos fueron fundamentales para el desarrollo de los niños, ya que les brindan socialización e interacción, pero necesitan ser mejor utilizados en el ámbito educativo, al utilizar los espacios lúdicos de forma ocupacional del tiempo y no de forma orientada. Por lo tanto, el área del movimiento asume un papel importante en la educación de los niños pequeños, porque contribuye a su desarrollo, pero debe ser trabajada en las instituciones escolares de manera intencional y objetiva. |
Keywords: | Movimento Brincadeiras |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BRASIL |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7215 |
metadata.dc.subject.controlado: | Psicomotricidade Aprendizagem motora Educação pelo movimento |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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