Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7223
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Impactos da pandemia na educação de surdos em uma escola bilíngue pública de manaus
metadata.dc.creator: Santos, Andréia Carvalho dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Lívia Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Vanessa Nascimentos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
metadata.dc.description.resumo: No ano de 2020, tivemos a pandemia da Covid-19, que afetou a educação de maneira geral, assim também a educação de surdos. A escola bilíngue para surdos em Manaus, foi escolhida para aplicação e análise de dados de acordo com o tema da pesquisa. Este trabalho teve como objetivo geral trazer reflexões sobre os impactos da pandemia na educação de surdos na escola selecionada (EEACS). E como objetivos específicos constatar os impactos na educação dos mesmos, compreender o papel desempenhado pela família nesse período e investigar quais foram as estratégias utilizadas para o ensino dos educandos surdos do fundamental II. A fundamentação teórica perpassa políticas públicas na educação bilíngue de surdos com a legislação específica, os impactos da pandemia no Amazonas, o uso das tecnologias na educação, a Educação Bilíngue de surdos, destacamos as autoras (Quadros, 2008; Faria-Nascimento, 2021), e o ensino remoto no curso de Letras Libras da UFAM no período pandêmico, (Oliveira; Carvalho; Dolzane, 2022). A metodologia é de revisão bibliográfica conforme (Lakatos e Marconi, 2003), com abordagem qualitativa e método exploratório (GIL, 2002), através de entrevistas padronizadas (Lodi, 1974). Esta investigação contou com nove participantes, sendo professores da escola de referência, da SEDUC e UFAM. Foi realizada uma apresentação e discussão das análises de dados desta pesquisa, através de recortes das respostas dos entrevistados de acordo com o tema deste trabalho (Ladd, 2013; Skliar, 2016; Strobel, 2008). Esta pesquisa traz reflexões e contribuições a respeito de como foram as aulas na EEACS, durante a pandemia e pós-pandemia.
Abstract: In 2020, we had a Covid-19 pandemic, which affected education in general, as well as the education of the deaf. The bilingual school for the deaf in Manaus was chosen for application and data analysis according to the research theme. This work had the general objective of bringing reflections on the effects of the pandemic on the education of the deaf in the selected school (EEACS). And as specific objectives to verify the impacts on their education, understand the role played by the family in this period and investigate what were the strategies used for teaching deaf students in fundamental II. The theoretical foundation permeates public policies in bilingual education for the deaf with specific legislation, the effects of the pandemic in Amazonas, the use of technologies in education, Bilingual Education for the deaf, we highlight the authors (Quadros, 2008; Faria-Nascimento, 2021) , and remote teaching in the Literature Libras course at UFAM in the pandemic period, (Oliveira; Carvalho; Dolzane, 2022). The methodology is a bibliographic review (Lakatos and Marconi, 2003), with a qualitative approach and an exploratory method (GIL, 2002), through standardized interviews (Lodi, 1974). This investigation outline with nine participants, being teachers of the reference school, SEDUC and UFAM. A presentation and discussion of the data analysis of this research was carried out, through clippings of the responses of the preparations according to the theme of this work (Ladd, 2013; Skliar, 2016; Strobel, 2008). This research brings reflections and contributions regarding how classes were at EEACS, during the pandemic and post-pandemic.
Keywords: Libras
Bilinguismo
Português
Tecnologias
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BRASIL
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Citation: SANTOS, Andréia Carvalho dos. Impactos da pandemia na educação de surdos em uma escola bilíngue pública de Manaus / Andréia Carvalho dos Santos . 2023 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Libras)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7223
metadata.dc.subject.controlado: Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Surdos - Educação - Ensino via Web
Estudantes surdos
Ensino via Web
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndreiaSantos.pdf288,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons