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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola da Zona Leste de Manaus
Other Titles: The implementation of the New Secondary Education (NEM) in a school in the East Zone of Manaus
metadata.dc.creator: Ferreira, Regina Caroline de Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sílvia Cristina Conde
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Jocélia Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Flavia Luenny da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo principal, analisar o Novo Ensino Médio, através da teoria do materialismo dialético, e como ocorrem as influências na formação básica dos estudantes do Estado do Amazonas, no biênio de 2022-2023. É norteado pelo campo teórico-metodológico, que descreve os marcos legais, normativos e legislativos da Educação Básica para o Ensino Médio. Nesse sentido, o trabalho tem fundamentação explicativa a partir da normativa legal estabelecida na Constituição Federal de 1988, na perspectiva ex-post-facto, analisando as mudanças ocorridas no processo do Novo Ensino Médio. Essa abordagem permitiu compreender, por um lado, a influência neoliberal na Educação e, por outro, o processo de implementação do NEM no Amazonas em uma Escola da Zona Leste de Manaus no que tange a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos (IF). Na análise ficou claro que no Estado do Amazonas, houve influências das parcerias público-privado no ensino e, concomitantemente, sucateamento do ensino público.
Abstract: The main objective of this work was to analyze the New High School, through the theory of dialectical materialism, and how influences occur on the basic education of students in the State of Amazonas, in the 2022-2023 biennium. It is guided by the theoretical-methodological field, which describes the legal, normative and legislative frameworks of Basic Education for High School. In this sense, the work has an explanatory basis based on the legal norms established in the Federal Constitution of 1988, in the ex-post-facto perspective, analyzing the changes that occurred in the process of New High School. This approach made it possible to understand, on the one hand, the neoliberal influence on Education and, on the other hand, the process of implementing the NEM in Amazonas in a School in the East Zone of Manaus in terms of Basic General Training (FGB) and Training Itineraries (IF). In the analysis it became clear that in the State of Amazonas, there were influences of public-private partnerships in education and, concomitantly, scrapping of public education.
Keywords: Educação
Education
Novo Ensino
Neoliberalismo
Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: FERREIRA, Regina Caroline de Mendonça. A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola da Zona Leste de Manaus. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7227
metadata.dc.subject.controlado: Educação e Estado - Amazonas
Escolas - Organização e administração
Educação básica - Amazonas
Ensino médio - Amazonas
Reforma do ensino
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