Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7236
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Uma proposta de ensino de função afim através da modelagem matemática |
metadata.dc.creator: | Souza, Andreza Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Morera, Dimas Martinez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Hudson Nascimento |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aula sobre Função Afim. A aula foi realizada numa escola estadual do município de Tefé – AM e teve como objetivo responder a seguinte pergunta: Quais as contribuições que a Modelagem Matemática pode trazer para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos no 1º ano do Ensino Médio, em relação ao estudo da função Afim? Desse modo, por meio do desenvolvimento de etapas que contemplam a metodologia de ensino conhecida como Modelagem Matemática, o conteúdo de função Afim foi relacionado ao conhecimento da economia local, investigando o lucro dos lojistas do comércio. O trabalho visou promover uma aprendizagem motivadora e satisfatória, onde os estudantes passaram a ter autonomia na construção do conhecimento, ao mesmo tempo que a matemática foi mostrada de forma descontraída e agradável. |
Abstract: | This work presents the development of a class on Affine Function. The class was held at a state school in the municipality of Tefé - AM and aimed to answer the following question: What are the contributions that Mathematical Modeling can bring to improve the teaching and learning of students in the 1st year of High School, in relation to the study of the Affin function? Thus, through the development of stages that contemplate the teaching methodology known as Mathematical Modeling, the Affin function content was related to knowledge of the local economy, investigating the profit of retailers. The work aimed to promote a motivating and satisfactory learning process, where students gained autonomy in the construction of knowledge, while mathematics was shown in a relaxed and pleasant way. |
Keywords: | Ensino Médio Modelagem Matemática Função Afim Lucro |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICE - Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.course: | Especialização em ensino da Matemática para o Ensino Médio |
Citation: | SOUZA, Andreza Rodrigues de. Uma proposta de ensino de função afim através da modelagem matemática. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7236 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AndrezaSouza.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.