Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Viviane Vidal da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787853604608970pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Euricléia Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9676625497804575pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Rúbia Darivanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1713759904306469pt_BR
dc.creatorSouza, Angela da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-08T00:30:54Z-
dc.date.available2024-01-08T00:30:54Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7262-
dc.description.abstractThis Course Completion Work is an analysis of the content of Ecology in elementary education, having as its field of analysis the State Alberto de Aguiar Corrêa, in the Municipality of Pauini, Amazonas State, in the 7th grade classes. For that, we tried to investigate teaching practices, textbooks, using bibliographical research, observation and questionnaires to obtain data. The systematization, interpretation of data, discussion of results and elaboration of the present work, with considerations and suggestions for the practice of teaching ecology, demonstrated how the contents of ecology promoted a teaching that contributed to the making of effi cient decisions regarding the use and preservation of the environment, in accordance with the skills and abilities required by the National Common Curricular Base BNCC. Thus, we describe the trajectory of science and ecology teaching, with the struggles, t ransformations and achievements in the laws, the events experienced by teachers, narrating the contributions, challenges and experiences during the activities developed with elementary school students, knowing the difficulties faced by professors and stude nts in the teaching and learning process, pointing out didactic and playful means and using available technological resources, presenting the contributions that the teaching of ecology promotes in the teaching and learning process in fundamental education, to contribute positively to a better provision of quality education for students.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso é uma análise do conteúdo de Ecologia no ensino fundamental tendo como campo de análise a Estadual Alberto de Aguiar Corrêa, no Município de Pauini, Estado Amazonas, nas turmas de 7º anos. Para tanto, procurou-se investigar as práticas docentes, livros didáticos, utilizando a pesquisa bibliográfica, observação e questionários para obtenção de dados. A sistematização, interpretação de dados, discussão de resultados e elaboração do presente trabalho, com as considerações e sugestões para a prática do ensino de ecologia demonstraram como os conteúdos de ecologia promoveram um ensinamento que contribuiu para a tomada de decisões eficientes com relação ao uso e preservação do meio ambiente, de acordo com as competências e habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Assim, descrevemos a trajetória do ensino de ciências e ecologia, com as lutas, transformações e conquistas nas leis, os acontecimentos vivenciados pelos professores, narrando as contribuições, os desafios e as experiências durante as atividades desenvolvidas junto aos discentes do ensino fundamental, conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem, apontando meios didáticos e lúdicos e utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, apresentando as contribuições que o ensino de ecologia promove no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, para contribuir positivamente para uma melhor oferta de educação de qualidade para os educandos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectDidactic Bookpt_BR
dc.subjectLementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS: ECOLOGIA: ECOLOGIA TEORICApt_BR
dc.titleInvestigando o conteúdo de Ecologia no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-02-16-
dc.publisher.localpubHumaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEcologia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.controladoLivros didáticos - Ecologiapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AngelaSouza.pdf5,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.