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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Leonardo Pessoa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7424047816643866pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da-
dc.contributor.referee2Vale, Janderclei da Silva-
dc.creatorNascimento, Nayandra Melgueiro do-
dc.date.accessioned2024-01-08T13:32:35Z-
dc.date.available2024-01-08T13:32:35Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7263-
dc.description.abstractThe lack of a qualified professional in Brazilian Sign Language (Libras) in a public school is something extremely harmful for inclusive education. This deficiency in the school staff means that deaf students are prevented from having meaningful and efficient learning. The objective was to evaluate the student's level of understanding in relation to the contents worked in the classroom and to identify possible difficulties in relation to sign language. To carry out the research, the participant observation method was used, in which the researcher accompanied the student during activities in the classroom and carried out some interventions during the teaching-learning process. The results showed that the difficulties encountered were related to sign language, which is not yet mastered by the student, in addition, it was identified that the lack of a qualified Libras professional can greatly impair the literacy of the deaf student, but he has a good relationship with colleagues, teachers, shows interest and motivation in teaching-learning. Based on the results, it is possible to conclude that it is extremely important that teachers and the school in general continue to invest in the education of deaf students, offering the necessary support so that they can develop their knowledge and skills. This includes improving communication in sign language, using specific pedagogical resources for deaf students and adapting activities to ensure the inclusion and full participation of these students.pt_BR
dc.description.resumoA falta de profissional qualificado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma escola pública é algo extremamente prejudicial para a educação inclusiva. Essa deficiência na equipe escolar faz com que os alunos surdos sejam impedidos de ter uma aprendizagem significativa e eficiente. O objetivo foi avaliar o nível de compreensão do aluno em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula e identificar possíveis dificuldades em relação à língua de sinais. Para a realização da pesquisa, foi utilizado método de observação participante, em que o pesquisador acompanhou o aluno durante as atividades em sala de aula e realizou algumas intervenções durante o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que as dificuldades encontradas estavam relacionadas à língua de sinais, que ainda não é dominada pelo aluno, além disso foi identificado que a falta de um profissional qualificado de Libras pode prejudicar bastante a alfabetização do aluno surdo, mas ele possui um bom relacionamento com os colegas, professores, apresenta interesse e motivação no ensino-aprendizagem. Com base nos resultados, é possível concluir que é de suma importância que os docentes e a escola em geral continuem a investir na educação de alunos surdos, oferecendo o suporte necessário para que eles possam desenvolver seus conhecimentos e habilidades. Isso inclui o aprimoramento da comunicação em língua de sinais, a utilização de recursos pedagógicos específicos para alunos surdos e a adaptação de atividades para garantir a inclusão e participação plena desses alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFLET - Faculdade de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProfissionalpt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA falta de profissionais em Libras em uma escola pública no município de Novo Airãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-27-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLingua brasileira de sinais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoEducação inclusivapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Libras - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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