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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudos de validação e normatização do Teste de Memória (MEMO)
metadata.dc.creator: Feitosa, Julia Akel de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Filho, José Humberto da
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Gisele Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investigou em profundidade a validade da estrutura interna e a validade de critério do Teste de Memória (MEMO), bem como estabeleceu normas para sua aplicação. O MEMO, um instrumento psicométrico usado para avaliar as funções de memória. Este estudo teve um delineamento documental e quantitativo e utilizou-se de um banco de dados com 873 protocolos de resposta de participantes com idades entre 6 à 75 anos advindos de estudos empíricos realizados nos anos de 2017 à 2023. As evidências de validade da estrutura interna foram obtidas através da análise de componentes principais, as quais corroboraram a estrutura multicomponente do teste. A validade de critério foi examinada através da correlação do desempenho no MEMO com medidas relacionadas, demonstrando uma associação significativa. Finalmente, as normas para a aplicação do MEMO foram estabelecidas com base em uma amostra representativa da população, oferecendo parâmetros para a interpretação dos resultados do teste. Os resultados sugerem que o MEMO é uma ferramenta robusta e confiável para a avaliação da memória, promovendo sua aplicabilidade em contextos clínicos e de pesquisa.
Abstract: This study conducted an in-depth investigation into the internal structure validity and criterion validity of the Memory Test (MEMO), while also establishing norms for its application. The MEMO is a psychometric instrument used to assess memory functions. This research utilised a documentary and quantitative design, drawing from a database containing 873 response protocols from participants aged 6 to 75 years, gathered from empirical studies conducted between 2017 and 2023. Evidence of internal structure validity was obtained through principal component analysis, which confirmed the multi-component structure of the test. Criterion validity was examined through the correlation of MEMO performance with related measures, demonstrating a significant association. Finally, norms for MEMO application were established based on a representative sample of the population, providing parameters for the interpretation of test results. The results suggest that MEMO is a robust and reliable tool for memory assessment, supporting its applicability in clinical and research settings.
Keywords: Avaliação neuropsicológica
Neuropsicologia
Testes neuropsicológicos
Memória
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUCAO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7277
metadata.dc.subject.controlado: Testes neuropsicológicos
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