Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7277
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estudos de validação e normatização do Teste de Memória (MEMO) |
metadata.dc.creator: | Feitosa, Julia Akel de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva Filho, José Humberto da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Resende, Gisele Cristina |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho investigou em profundidade a validade da estrutura interna e a validade de critério do Teste de Memória (MEMO), bem como estabeleceu normas para sua aplicação. O MEMO, um instrumento psicométrico usado para avaliar as funções de memória. Este estudo teve um delineamento documental e quantitativo e utilizou-se de um banco de dados com 873 protocolos de resposta de participantes com idades entre 6 à 75 anos advindos de estudos empíricos realizados nos anos de 2017 à 2023. As evidências de validade da estrutura interna foram obtidas através da análise de componentes principais, as quais corroboraram a estrutura multicomponente do teste. A validade de critério foi examinada através da correlação do desempenho no MEMO com medidas relacionadas, demonstrando uma associação significativa. Finalmente, as normas para a aplicação do MEMO foram estabelecidas com base em uma amostra representativa da população, oferecendo parâmetros para a interpretação dos resultados do teste. Os resultados sugerem que o MEMO é uma ferramenta robusta e confiável para a avaliação da memória, promovendo sua aplicabilidade em contextos clínicos e de pesquisa. |
Abstract: | This study conducted an in-depth investigation into the internal structure validity and criterion validity of the Memory Test (MEMO), while also establishing norms for its application. The MEMO is a psychometric instrument used to assess memory functions. This research utilised a documentary and quantitative design, drawing from a database containing 873 response protocols from participants aged 6 to 75 years, gathered from empirical studies conducted between 2017 and 2023. Evidence of internal structure validity was obtained through principal component analysis, which confirmed the multi-component structure of the test. Criterion validity was examined through the correlation of MEMO performance with related measures, demonstrating a significant association. Finally, norms for MEMO application were established based on a representative sample of the population, providing parameters for the interpretation of test results. The results suggest that MEMO is a robust and reliable tool for memory assessment, supporting its applicability in clinical and research settings. |
Keywords: | Avaliação neuropsicológica Neuropsicologia Testes neuropsicológicos Memória |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUCAO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7277 |
metadata.dc.subject.controlado: | Testes neuropsicológicos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JuliaFeitosa.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.