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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7291
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Pedagogia do esporte: opiniões de jogadores da categoria sub-11 sobre modificações de regras em competições de futebol masculino. |
Other Titles: | Pedagogy of Sport: Opinions of Under-11 Category Players on Rule Modifications in Male Soccer Competitions. |
metadata.dc.creator: | Bastos, Lucas Robson Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leonardo, Lucas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Krahenbuhl, Tathyane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Junior, João Alves da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A competição infantil é um contexto único que pode ter impactos significativos no desenvolvimento das crianças, podendo ser benéfico ou prejudicial, dependendo de como é conduzido. Embora estudos analisem comportamentos técnicos e táticos em competições infantis, poucos consideram a perspectiva das crianças que competem. O estudo teve como objetivo analisar as percepções das crianças sobre as regras que modificam a competição propostas por seus próprios treinadores. Foi aplicado um questionário likert com uma escala de 1 a 5, consistindo em 19 perguntas que se referiam a diferentes regras adaptadas em duas competições específicas. Um total de 33 atletas de três equipes diferentes participaram do estudo. Os resultados foram apresentados em termos de proporção percentual de concordância (valores 4 e 5 na escala) e discordância (valores 1, 2 e 3 na escala) em relação às regras aplicadas. As descobertas revelaram que apenas 2 das 19 perguntas apresentaram respostas equilibradas entre visões positivas e negativas. Essas questões se relacionavam à regra de cobrança de pênaltis alternados e à regra que estabelecia apenas um tempo de jogo, ambas tendo a tendência de causar desconforto entre as crianças. Por outro lado, a maioria das perguntas obteve respostas predominantemente positivas, indicando concordância entre as preferências dos treinadores e as vontades das crianças. Esses resultados sugerem que as crianças podem ter uma visão favorável em relação à maioria das regras adaptadas nas competições infantis, indicando uma harmonia entre as abordagens dos treinadores e as necessidades e desejos das crianças envolvidas. No entanto, as exceções destacam a importância de considerar as perspectivas das crianças ao desenvolver regras e regulamentos para competições infantis, a fim de garantir um ambiente de competição que seja adequado e saudável para o seu desenvolvimento. |
Abstract: | Childhood competition is a unique context that can have significant impacts on children's development, either beneficial or detrimental, depending on how it is managed. While studies have examined technical and tactical behaviors in youth competitions, few have taken into account the perspectives of the children themselves who are participating. The aim of the study was to analyze children's perceptions of rule modifications proposed by their own coaches in youth competitions. A Likert questionnaire was administered, with a scale ranging from 1 to 5, consisting of 19 questions referring to different adapted rules in two specific competitions. A total of 33 athletes from three different teams participated in the study. The results were presented in terms of the percentage of agreement (values 4 and 5 on the scale) and disagreement (values 1, 2, and 3 on the scale) regarding the applied rules. The findings revealed that only 2 out of the 19 questions had balanced responses between positive and negative views. These questions were related to the rule of alternating penalty kicks and the rule of having only one game time, both tending to cause discomfort among the children. On the other hand, the majority of questions received predominantly positive responses, indicating agreement between the coaches' preferences and the children's desires. These results suggest that children may have a favorable view of most adapted rules in youth competitions, indicating harmony between the coaches' approaches and the needs and wishes of the children involved. However, the exceptions emphasize the importance of considering children's perspectives when developing rules and regulations for youth competitions to ensure a competitive environment that is suitable and healthy for their development. |
Keywords: | Esporte Infantil Esportes Coletivos Competição |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física – Treinamento Esportivo - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7291 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | LAPESP - Laboratório de Pedagogia de Esporte |
metadata.dc.subject.controlado: | Esportes para crianças Esportes coletivos - Crianças |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
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