Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7304
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação Nipo-Brasiliera da Amazônia Ocidental - NIPPAKU
Título(s) alternativo(s): Nipo-Brazilian Association of Western Amazon - NIPPAKU
Autor(a): Marques, Maria Cristina Vieira
Orientador(a): Nishikido, Linda Midori Tsuji
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Cácio
metadata.dc.contributor.referee2: Nishikido, Ken
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória do ensino de língua japonesa na Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental - NIPPAKU, tendo como fonte primária informativos mensais e questionários, estes aplicados para quatro professores com mais de dez anos de regência na instituição. A importância desta pesquisa está no fato de que são poucos os trabalhos acadêmicos que buscam descrever a trajetória da língua japonesa na Associação e, nesse sentido, buscou apresentar primariamente um breve histórico da Associação e do ensino da língua japonesa, destacando, sobretudo, os fatores que contribuem para o sucesso do ensino na atualidade. As bases teóricas estão ancoradas nos pressupostos de Vilson J. Leffa (1999) que estuda a relevância da língua estrangeira dentro do contexto nacional explorando a evolução histórica desse papel para uma compreensão mais profunda do cenário atual. Como resultado desta pesquisa o ensino de língua Japonesa na NIPPAKU se destaca tanto na escala quantitativa quanto na qualitativa, promovendo a difusão da educação e da cultura japonesa no estado do Amazonas.
Resumo em outro idioma: The present research aims to elucidate the trajectory of japanese language education at the Nipo Brazilian Association of Western Amazon - NIPPAKU, relying on primary sources such as monthly newsletters and questionnaires distributed to four teachers with over ten years of teaching experience within the institution. This research importance lies in the lack of academic works that seek to describe the trajectory of japanese language teaching in the Association. In this context, this study primarily endeavors to provide a concise historical overview of the Association and the teaching of the japanese language, particularly emphasizing the factors that contributes to the current successed teaching method of the institution. The theoretical framework are based on the assumptions elucidated by Vilson J. Leffa (1999), who examines the relevance of foreign languages within the national context, exploring the historical evolution of this role for a deeper understanding of the current scenario. As a result of this research, japanese language education at NIPPAKU stands out both quantitatively and qualitatively, facilitating the dissemination of japanese education and culture in the state of Amazonas.
Palavras-chave: Ensino e história da língua japonesa
Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental - NIPPAKU
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7304
Vocabulário controlado: Língua Japonesa - Estudo e ensino
Língua Japonesa - História
Língua Japonesa - Conhecimentos e aprendizagem
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MariaCristinaMarques.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.