Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Claudeilsio do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085560293588785pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Jefferson Ferreira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2356142549805125pt_BR
dc.contributor.referee2Anjos, Adlas Oliveira dos-
dc.creatorDantas, Kelson Paiva-
dc.date.accessioned2024-01-24T01:40:21Z-
dc.date.available2024-01-24T01:40:21Z-
dc.identifier.citationDANTAS, Kelson Paiva. A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7317-
dc.description.abstractAt first, mathematics is seen by students as a monotonous discipline, a constant complaint among students, since the focus of the learning process is on students, in this sense, for this to happen, it is necessary to awaken their interest. Through, academic experiences provide me, to research on this topic. The use of ludic games in mathematical learning: with students of the 6th year of elementary school in a municipal school in the rural area. In this sense, the need to facilitate learning with basic operations in the sixth year of elementary school led me to use games as an alternative for learning these contents. Despite this, this research has the general objective of analyzing the pedagogical action of ludic games as teaching strategies in the four mathematical operations, identifying ludic games with an educational function, there is a pedagogical purpose and its importance in teaching/learning mathematics, in the same way, verifying the use of ludic games in learning the four operations. In this sense, in order to reach the objective, a field research was carried out with an of a qualitative approach. In this way, this research was applied to students of the 6th year of Elementary School of a Municipal School in the municipality of Coari - AM located in the rural area.pt_BR
dc.description.resumoA princípio, a matemática é vista pelos alunos como uma disciplina monótona, uma reclamação constante entre os estudantes, uma vez que o foco do processo de aprendizagem são os educandos, nesse sentido, para que isso aconteça é preciso despertar o interesse dos mesmos. Mediante, as experiências acadêmicas proporcionaram-me, a pesquisar sobre esse tema. A utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona rural. Nesse sentido, a necessidade de facilitar o aprendizado com as operações básicas no sexto ano do ensino fundamental levaram-me a utilizar jogos como uma alternativa para o aprendizado desses conteúdo. Apesar disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a ação pedagógica dos jogos lúdicos como estratégias de ensino nas quatros operações Matemáticas, identificando os jogos lúdicos com função educativa, há um fim pedagógico e a sua importância ensino/aprendizagem da matemática, do mesmo modo, verificando a utilização dos jogos lúdicos na aprendizagem das quatro operações. Nesse sentido, para alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Dessa forma, essa pesquisa foi aplicada com alunos do 6º Ano do ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Coari – AM localizada na zona rural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectOperações básicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA utilização de jogos lúdicos na aprendizagem matemática com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da zona ruralpt_BR
dc.title.alternativeThe use of playful games in mathematical learning with students of the 6th grade of elementary school in a municipal school in the rural areapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-20-
dc.publisher.localpubCoari (AM)pt_BR
dc.subject.controladoJogos educativos - Matemáticapt_BR
dc.subject.controladoJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subject.controladoMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Matemática e Física - Licenciatura - Coaript_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KelsonDantas.pdf666,88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons